22 de abril - Dia da Terra

Conteúdo da Notícia

“Terra, és o mais bonito dos planetas/ Tão te maltratando por dinheiro/ Tu que és a nave nossa irmã…”

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 22 de abril de 2009, o Dia Internacional da Mãe Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra, o único do sistema solar que possui condições para que exista vida. A data é de suma importância, uma vez que convida a humanidade à reflexão sobre a importância do planeta e incita o desenvolvimento de uma consciência ambiental. 

Um dado preocupante e desafiador é que os recursos naturais oferecidos pelo Planeta Terra são finitos, ao passo que a população mundial cresce exponencialmente e deverá atingir os 8,5 bilhões no ano de 2030. Esse aumento  populacional afeta diretamente o meio ambiente, pois o consumo desenfreado, que deveria ser sustentável, contribui para a indisponibilidade de bens como água, ar e alimentos, que já não são mais tão abundantes como antigamente.

Dessa forma, a ação humana pode impactar negativamente no meio ambiente (poluição, efeito estufa, desertificação, extinção de espécies etc). Por isso é tão importante o exercício da consciência ambiental, que engloba a compreensão do meio ambiente em sua totalidade, considera as consequências dos atos do dia a dia e entende que a sobrevivência dos ecossistemas depende de todos. 

Nesse sentido, em atendimento à Agenda 2030 da ONU, bem como aos princípios elencados pelo Pacto Global, do qual o TRT-15 foi o primeiro Tribunal Trabalhista do país a ser signatário, a Corte, objetivando contribuir para a consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 - Vida na Terra promove iniciativas que favorecem o desenvolvimento sustentável como ações de capacitação, sensibilização e preservação do meio ambiente.

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15


Fontes:


https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/22-de-abril-dia-da-terra.htm

https://www.todamateria.com.br/dia-da-terra/

https://www.ecodebate.com.br/2019/11/11/ja-ultrapassamos-o-numero-de-habitantes-que-o-planeta-suporta-e-agora-artigo-de-bruno-versiani-dos-anjos/

Unidade Responsável:
Comunicação Social