28 de agosto - Dia Nacional do Voluntariado

28 de agosto - Dia Nacional do Voluntariado
Conteúdo da Notícia

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608. Pode-se definir como voluntário “aquele que se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, sem ter a obrigação de o fazer.” 

O trabalho voluntário surgiu como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos. Percebe-se o importante papel dos voluntários na construção de um mundo melhor, tanto que o Secretário Geral das Nações Unidas declarou que “o voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que são deixadas mais para trás no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.” 

No trabalho voluntário, cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. As formas de ação voluntária são variadas e podem ser prestadas presencialmente ou à distância: realizando ações individuais; participando de campanhas; juntando-se a grupos comunitários; trabalhando em organizações sociais; participando de projetos públicos; sendo voluntário em escolas, etc.

A eclosão da pandemia do coronavírus em 2020 escancarou as desigualdades sociais, afetando a vida das populações mais vulneráveis. Na tentativa de enfrentar a crise sanitária, experimentamos uma onda de solidariedade responsável pelo contato das pessoas com o voluntariado através de ações que se intensificaram e se voltaram a questões emergenciais, como a mobilização para doação de alimentos e produtos de limpeza.

Nesse contexto, fato é que cada um pode contribuir com seu tempo, seus conhecimentos e sua experiência, e a combinação de todos os esforços pode ser decisiva para o alcance dos  17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, em especial do ODS 10 - Redução das Desigualdades. O TRT-15 reconhece a importância do voluntariado para atingir esses objetivos, porque acredita na força transformadora da solidariedade.


ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15


Fontes:

https://observatorio3setor.org.br/noticias/dia-nacional-do-voluntariado-celebra-importancia-da-solidariedade/

http://www.odmbrasil.gov.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio

https://www.feac.org.br/trabalho-voluntario-no-brasil-se-reinventa-e-visa-potencializar-impactos/

https://comeceodiafeliz.com.br/datas/dia-nacional-do-voluntariado

https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/operations/unv/o-voluntariado-e-os-ods.html

https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/dia-internacional-do-voluntariado.htm#

Unidade Responsável:
Comunicação Social