29 de Julho - Dia da Sobrecarga da Terra

29 de Julho - Dia da Sobrecarga da Terra
Conteúdo da Notícia

Anualmente, a Terra tem sido sobrecarregada pela aceleração no ritmo de utilização dos bens fornecidos pela natureza. O Dia da Sobrecarga da Terra, a ser comemorado esse ano no dia 29 de Julho, é uma data mundial que marca o momento em que a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar durante um ano.

Muitas são as causas da Sobrecarga da Terra: escassez de alimentos, erosão do solo, aumento do desmatamento, acúmulo de gás carbônico na atmosfera e outros, o que implica em custos humanos e monetários devastadores.

A crise sanitária mundial decorrente do coronavírus provocou isolamento social e desaceleração econômica, o que acarretou a redução substancial na emissão de gás carbônico. Assim, a pandemia demonstra que mudanças de hábitos e padrões de consumo são possíveis em um curto espaço de tempo. 

Nesse contexto, considerando que os recursos naturais são finitos e precisam de uma manutenção de uso responsável e, ainda, que o que está em jogo não é a vida do planeta, mas a própria perpetuação da raça humana, o Dia da Sobrecarga da Terra convida à reflexão do quanto precisamos melhorar e pensar formas de coexistirmos de uma maneira mais benéfica para nós e para a Terra.  

O TRT-15 reafirma seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU, alinhando suas práticas às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial  ao ODS 12, que assegura padrão de produção e consumo sustentáveis com uso eficiente dos recursos naturais. 


ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Fontes:

https://terralnatural.com.br/blogs/news/dia-da-sobrecarga-da-terra

https://www.pucrs.br/blog/dia-da-sobrecarga-da-terra-alerta-para-a-necessidade-de-acoes-sustentaveis/

https://akatu.org.br/22-de-agosto-o-dia-da-sobrecarga-da-terra-2020/

https://noticias.ambientebrasil.com.br/exclusivas/2020/08/21/162175-dia-da-sobrecarga-da-terra-o-que-essa-importante-data-tem-a-nos-dizer-sobre-as-atividades-humanas.html

http://www.agenda2030.org.br/ods/12/
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social