Dia Internacional da Biodiversidade
Com o objetivo de aumentar a conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1992, o 22 de maio como o Dia Internacional da Biodiversidade. A data é um momento de reflexão e de conscientização a respeito da necessidade da proteção da biodiversidade em todo o mundo.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é essencial não apenas para o bem-estar humano (já que as plantas, os animais e os micro-organismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano), mas também para a economia, pois é considerada a base de muitas atividades: agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais.
No mundo existem milhares de espécies animais e vegetais, muito embora apenas 1,5 milhão delas sejam catalogadas pela ciência. O Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e de fauna do planeta. Contudo, apesar de ser considerado o país da “megadiversidade”, as atividades humanas vêm causando impactos negativos e ameaças à exuberante diversidade biológica, como a poluição da atmosfera, a superexploração de recursos, a expansão urbana e industrial, o desmatamento das florestas etc.
Nesse contexto, estudos indicam que o Brasil poderá perder entre 20% e 25% de sua biodiversidade até 2050. Por isso, um dos principais desafios do país para o futuro é o alinhamento de políticas de desenvolvimento com o uso e a conservação da biodiversidade.
A agenda de desenvolvimento sustentável proposta pela ONU - Agenda 2030 - é composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a proteção à biodiversidade é um dos elementos básicos de todos os Objetivos que pretendem promover a paz e a harmonia global.
Desse modo, o Dia Internacional da Biodiversidade tem total ligação com os Objetivos e o Pacto Global sobre as Mudanças Climáticas, com especial destaque para o ODS - 15 - Vida Terrestre, cuja meta é a proteção dos ecossistemas terrestres e a redução da perda de biodiversidade.
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15
Fontes:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/biodiversidade.htm
http://ligasustentavel.com.br/a-biodiversidade-na-base-dos-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel/
- 94 visualizações