Nota de pesar: falecimento do ministro Walmir Oliveira da Costa

Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por meio de sua presidente, desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, registra solidariedade à família e aos amigos do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Walmir Oliveira da Costa. O magistrado faleceu na quarta-feira (28/4), por complicações decorrentes da covid-19.

Brilhante profissional e ser humano excepcional, o ministro Walmir foi um querido amigo da 15ª Região, tendo presenteado, em inúmeras ocasiões, nossos magistrados e servidores com seus vastos conhecimentos e generosidade.

Trajetória

Natural de Irituia (PA), o ministro Walmir Oliveira da Costa ingressou na magistratura trabalhista em 1989, como juiz do trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Em 1997, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador do TRT-8. Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST, em vaga destinada à magistratura. Atualmente, presidia a Primeira Turma do Tribunal e compunha a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e o Órgão Especial. Além da atividade jurisdicional, o ministro era vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Também tinha vasta experiência acadêmica e obras escritas, sendo membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Academia Nacional de Direito Desportivo. Consternado, o TST decretou luto oficial de três dias.

Unidade Responsável:
Comunicação Social