15 de outubro - Dia do Consumo Consciente

15 de outubro - Dia do Consumo Consciente
Conteúdo da Notícia

Com o intuito de despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que os padrões atuais de consumo estão causando, o Ministério do Meio Ambiente instituiu o Dia do Consumo Consciente.

A data, criada em 2009, pretende despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelo exagero do consumo, bem como também alerta para o fato de que precisamos aprender a produzir e consumir os bens e serviços de uma maneira diferente da atual.

E o que é consumo consciente? É consumir de maneira sustentável! E isso ocorre quando as escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais, positivas ou negativas.

Como colocar o consumo consciente em prática? A partir de comportamentos para hábitos sustentáveis, tais como fazer compras moderadas e planejadas, dispensar os sacos plásticos, alimentar-se com consciência, investir em marcas sustentáveis, praticar o uso racional de papel, material de expediente, água, energia e outros bens e serviços.

A agenda 2030 da ONU, um plano de ação global desenvolvido para garantir o bem-estar das pessoas, das cidades e do planeta, dedica todo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 12 à questão dos padrões de consumo e produção sustentáveis. Esse ODS reforça a preocupação com o ambiente e é direcionado para o consumo responsável, consciente.

Desse modo, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região vem promovendo ações de conscientização sobre consumo consciente e racionalização do uso de energia elétrica, água, telefonia e papel. Que possamos ser, cada um de nós, um multiplicador de exemplos e ações positivas em favor da sustentabilidade. Pela solidariedade, podemos transformar o mundo e salvar o futuro do nosso planeta!

Fontes: eCycle

Cogic - Fiocruz 

Uau Limpeza

PUC-SP
 

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social