Dia do Planeta Terra

Dia do Planeta Terra
Conteúdo da Notícia

Em 22 de abril comemora-se o Dia da Terra, também conhecido como Dia Internacional da Mãe Terra, data que representa a luta em defesa do meio ambiente, com o objetivo de provocar reflexões sobre os cuidados com o ecossistema e com o desenvolvimento de uma consciência sustentável.

Hoje enfrentamos questões ambientais globais urgentes, todas elas agravadas pela ação humana: poluição de diversos ambientes, destruição de habitat de várias espécies, aumento de erosões, agravamento do efeito estufa, destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas e vários outros impactos negativos.

Nesse contexto, é imprescindível uma mudança de mentalidade e de hábitos que facilite e melhore a situação para as gerações futuras, na medida em que para alcançar um justo equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais dos habitantes do planeta e as futuras gerações, é necessário promover a harmonia com a Terra. 

A cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) aborda um tema diferente no Dia da Terra. As temáticas são relacionadas com a preservação e redução dos nossos impactos negativos no planeta. O mote de 2022 é “Invista em nosso planeta”. O intuito é engajar mais de 1 bilhão de pessoas, governos, instituições e empresas que participam no Dia da Terra para reconhecer nossa responsabilidade coletiva e ajudar a acelerar a transição para uma economia verde justa e próspera para todos.

A Justiça do Trabalho entende esse nosso papel decisivo na preservação do planeta e tem feito esforços para garantir uma relação mais harmoniosa com a mãe terra. O TRT-15, primeiro Tribunal Trabalhista no país signatário do Pacto Global, tem realizado diversas ações para conscientizar os públicos interno e externo sobre comportamentos e hábitos sustentáveis, objetivando contribuir para a consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 - Vida na Terra.

Comissão de Responsabilidade Socioambiental e Meio Ambiente do Trabalho
Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15

Fontes:

https://www.terra.com.br/noticias/dino/fatos-do-dia-da-terra-por-que-ele-e-comemorado-em-22-de-abril,6a885b4d0dc08f662a8b59da34d7915fuke92rad.html

https://defatorondonia.com.br/2022/02/16/earthday-org-anuncia-o-tema-do-dia-da-terra-2022-invista-em-nosso-planeta/

https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/23042021-Debate-on-line-marca-comemoracao-do-Dia-da-Terra.aspx

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/22-de-abril-dia-da-terra.htm

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/22/ciencia/1524408059_778849.html


 

Unidade Responsável:
Comunicação Social