Dia Internacional da Biodiversidade

Dia Internacional da Biodiversidade
Conteúdo da Notícia

O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - pode ser definido, brevemente, como a riqueza de espécies de um ecossistema. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Em 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade! A data foi sancionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de conscientizar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e de sua preservação em todos os ecossistemas.

O Brasil é considerado o país mais biodiverso do mundo, em razão da riqueza natural existente na Floresta Amazônica, e em outros biomas, como a Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado. Contudo, esta exuberante variedade de vida vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo, tais como a poluição, o uso excessivo dos recursos naturais e a expansão urbana e industrial. 

Para preservação e manutenção da biodiversidade é necessário o estabelecimento de áreas de proteção, bem como alinhamento de políticas de desenvolvimento com o uso e a conservação da biodiversidade e o emprego de práticas de conscientização sobre a importância do cuidado com a diversidade de vida na Terra. 

Recentemente, a ONU reuniu países para retomar negociações (suspensas em razão da pandemia) para um pacto global pela biodiversidade. A Organização trabalha com a proposta para que os países protejam e conservem 30% de seu território até 2030 - uma meta conhecida como “30x30”.

O Dia Internacional da Biodiversidade tem direta relação com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU: ODS 12 - Consumo e produção sustentáveis; ODS 13 - Ação contra a mudança Global do Clima; ODS 14 - Vida na Água e ODS 15 - Vida Terrestre.


ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15


Fontes:

https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=o+que+%C3%A9+biodiversidade

https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira.html

https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2021/05/21/biodiversidade-o-que-e-e-quais-ameacas-enfrenta.ghtml

https://agropos.com.br/biodiversidade-brasileira/

https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2022/03/14/com-dois-anos-de-atraso-onu-reune-paises-para-pacto-em-defesa-de-especies-ameacadas.ghtml

https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2019/05/ods-15--sobre-vida-terrestre---um-dos-objetivos-do-ms-em-maio.html

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social