Dia Nacional da Ética
O termo ética deriva do grego ethos, que está relacionado ao caráter e o modo de ser de uma pessoa. Pode-se dizer que ética é um conjunto de valores morais e princípios, que norteiam a conduta humana. Dessa forma, em 02 de maio comemora-se o Dia Nacional da Ética. A data marca a reivindicação pelo comportamento ético tanto na Administração Pública quanto na Sociedade.
Considerando que a administração pública tem como objetivo a prestação de serviços a favor do interesse público e dos direitos dos cidadãos, a ética é uma questão imprescindível para servidoras e servidores públicos, bem como para magistradas e magistrados no exercício de suas funções.
Mantendo o compromisso de disseminar uma cultura organizacional baseada em princípios e valores éticos, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região instituiu, por meio da Resolução Administrativa nº 007/2020, o Código de Ética dos Servidores da Instituição. Já os magistrados estão submetidos ao Código de Ética da Magistratura Nacional, instituído no país desde 2008.
Evidencia-se que a ética é um imperativo não apenas no ambiente corporativo ou nas Instituições públicas, mas integra também a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro dos limites do planeta. Dentre eles, merece destaque o “ODS nº 16 - Paz, Justiça e Instituições”, cujos objetivos são: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Comissão de Ética do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região
Fontes:
https://s2consultoria.com.br/dia-nacional-da-etica/
https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/1884/1/%C3%89TICA_SEM_TUTORIA_M%C3%B3dulo_3.pdf
- 1872 visualizações