Edital do 2° Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho deve ser publicado em janeiro

Edital do 2° Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho deve ser publicado em janeiro
Conteúdo da Notícia

O edital de abertura do 2º Concurso Público Nacional Unificado da Magistratura do Trabalho está com previsão para ser publicado em 6 de janeiro de 2023. Serão ofertadas cerca de 300 vagas para juízas e juízes do Trabalho em todo o país e a abertura das inscrições está prevista para 9 de janeiro.

O concurso é realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com a adesão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região  e dos demais 23 TRTs.  O certame será coordenado pela Comissão Executiva Nacional, com o apoio das Comissões Examinadoras, e assessoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na prestação de serviços técnicos especializados, referentes às cinco etapas do concurso.

Etapas do concurso

A primeira e a segunda etapas serão de caráter eliminatório e classificatório, sendo a primeira uma prova objetiva seletiva e,  a segunda, com duas provas escritas (uma discursiva e prática, que consiste na elaboração de uma sentença trabalhista).

Já a terceira etapa será de caráter eliminatório, realizada em três fases: inscrição definitiva, exame de sanidade física, mental e psicotécnico, sindicância da vida pregressa e investigação social.  Na quarta etapa será realizada a prova oral e, na quinta e última fase, ocorrerá a avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Unidade Responsável:
Comunicação Social