Dia do Consumo Consciente

Dia do Consumo Consciente
Conteúdo da Notícia

No dia 15 de outubro foi instituído o Dia do Consumo Consciente. A data foi estabelecida com o propósito de incentivar as pessoas a considerarem suas escolhas de compra e a adotar um comportamento mais consciente em relação ao consumo dos recursos naturais, essenciais para garantir a sustentabilidade do nosso planeta e a preservação de um ambiente saudável para as gerações futuras, bem como dos demais produtos e serviços. 

O ato de consumir desempenha um papel fundamental na existência de todos os seres vivos, e engloba a utilização de produtos, bens e serviços para satisfazer tanto necessidades pessoais quanto coletivas. Contudo, é importante considerar que todo consumo resulta em consequências que podem ser benéficas ou prejudiciais. Assim, ao tomar decisões de compra é importante que estejamos cientes dos impactos negativos que podem surgir dessa escolha.

Nesse contexto, podemos adotar práticas diárias de consumo responsável, tais como: preservar recursos hídricos e energéticos, reciclar, escolher dispositivos mais eficientes em termos de energia (eletrodomésticos e dispositivos portáteis), optar por meios de transporte alternativos, reduzir o consumo de plástico, principalmente de uso único, que demora centenas de anos para se decompor na natureza e que, ao ser descartado inadequadamente, gera resíduos poluentes que contaminam o meio ambiente. 

Uma atitude que podemos incorporar na nossa rotina é reduzir a utilização de papel e adotar um uso mais consciente. Segundo o Instituto Akatu, produzir um quilo de papel requer 540 litros de água. Assim, é viável reduzir o consumo de papel por meio de tecnologias, como adoção de meios digitais para comunicação e armazenamento de arquivos, uso de assinaturas eletrônicas, digitalização de documentos e promoção de ações de conscientização sobre o tema. Além disso, podemos reutilizar um papel para rascunho, imprimir somente o necessário e no modo frente e verso, além de sempre revisar os documentos antes da impressão. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, confirmando seu papel social, por meio de práticas de consumo consciente, declarou em seu relatório de Desempenho - PLS 2022, redução significativa nos seguintes indicadores em comparação a 2019: 68,38% no consumo de papel, 32,76% no consumo de energia elétrica e 40,99% no consumo de água. Essas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, 3, 4, 6, 7, 8, 12, 13, 14, 15 e 17.

Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA TRT-15

Unidade Responsável:
Comunicação Social