1º de Janeiro - Dia da Confraternização Universal e da Paz
O Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro, foi instituído pelo Papa Paulo VI em 1967, como um marco para a reflexão e a promoção da paz no mundo. Desde então, a data é celebrada anualmente e reforça a importância da convivência pacífica, da solidariedade e da justiça social.
A celebração, que coincide com o início de um novo ano, simboliza a renovação de esperanças e o compromisso com a construção de um futuro mais harmonioso e sustentável. Além disso, ao longo dos anos, a data tem dado destaque a temas globais que impactam a paz, como desigualdades sociais, mudanças climáticas e conflitos armados, além de convidar à reflexão individual, estimulando atitudes que promovam o diálogo, a tolerância e a cooperação como bases para sociedades mais justas e inclusivas.
Para o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o Dia Mundial da Paz reflete os valores institucionais de justiça, equidade e sustentabilidade. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, o TRT-15 reafirma seu compromisso com iniciativas que promovam a paz no ambiente de trabalho e na sociedade. A data reforça a importância de práticas que previnam conflitos, fortaleçam a convivência pacífica e assegurem o respeito aos direitos humanos e à dignidade.
Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA TRT-15
- 74 visualizações