Dia de Proteção às Florestas
Comemorado em 17 de julho, o Dia Nacional de Proteção às Florestas é também o dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro conhecido como protetor das florestas.
A relação entre a data comemorativa e a figura mística demonstra que desde sempre a proteção das florestas foi um tema de grande relevância, indicando a necessidade de desenvolver mecanismos que evitem a devastação dos recursos naturais ao longo do progresso da sociedade humana.
As florestas brasileiras possuem rica biodiversidade e exercem um papel importante, já que regulam o clima, protegem os mananciais de água, fornecem recursos naturais e contribuem para a qualidade do ar que respiramos.
No entanto, elas estão sob constante ameaça. Desmatamento, queimadas, exploração ilegal e a expansão da agropecuária colocam em risco o futuro de um dos biomas mais importantes do planeta, a Floresta Amazônica. As consequências são graves e incluem, por exemplo, perda de biodiversidade, intensificação das mudanças climáticas, desertificação e impactos socioeconômicos negativos.
Sendo assim, conscientizar a população sobre a importância das florestas, fortalecer a luta contra o desmatamento e a exploração ilegal, promover ações de educação ambiental, assim como apoiar projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas são ações de caráter permanente e de responsabilidade compartilhada entre indivíduos, comunidades e governo.
Nessa perspectiva, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região tem reforçado seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, por meio de diversas ações, entre as quais: campanha de plantio de árvores, redução de consumo de papel em 75,30% e de equipamentos de impressões em 23,85% no ano de 2023, tomando como marco comparativo 2019. Essas ações contribuem com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, como ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis, ODS 13 - Ação Climática e ODS 15 - Vida na Terra.
Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA - TRT15
- 134 visualizações