Exposição - Erradicação do Trabalho Infantil

Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil

Exposição - Centro de Memória, Arquivo e Cultura

 
yellow

Clique na imagem para assistir ao vídeo com apresentação sobre o JEIA

Ações do TRT 15

A Resolução Administrativa 14/2014 instituiu os JEIAs (Juizados Especiais da Infância e Adolescência), que analisam, conciliam e julgam processos envolvendo trabalhadores com idade inferior a 18 anos, buscam fazer encaminhamento de jovens para a qualificação educacional e profissional. Os 10 JEIAs localizam-se nos Fóruns Trabalhistas de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e na VT de Fernandópolis.

Um caso sem precedentes

No TRT 15 foi julgado um processo que retrata a situação de um menino de apenas 8 anos, que imbuído da vontade de comprar uma bicicleta e um videogame, trabalhava em uma fazenda. Durante o trabalho, ao montar uma caixa para acondicionar tomates, um prego saltou-lhe ao olho esquerdo, cegando-o. A Ação Civil Pública foi julgada na Vara do Trabalho de Itapeva e a sentença determinou a expedição de CTPS, o que garantiu ao menino o direito previdenciário.

Para assistir aos depoimentos da vítima do trabalho infantil e da Magistrada que julgou o caso clique AQUI

Reconhecimento: carta enviada pelo Papa Francisco

O Em 2016, o Papa Francisco enviou ao Santuáruio de Nossa Senhora de Aparecida mensagem de apoio às ações de combate ao trabalho infantil realizadas pelo Santuário em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho da 15a Região e com o TRT da 15a Região, integrando o Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.

yellow

Clique sobre a imagem para acessar o vídeo com a leitura da carta

yellow

Clique sobre a imagem para saber mais

squig

Campanhas e iniciativas do TRT 15

O TRT 15 participa de campanhas nacionais e regionais. A campanha “Não leve na Brincadeira”, criada pelo Tribunal, foi adotada nacionalmente pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Essas e outras iniciativas do TRT 15 foram apresentadas no Global Child Forum de 2018, na Suécia. No mesmo ano foi assinado um Protocolo de Cooperação Técnica para erradicação do Trabalho Infantil entre os Tribunais Regionais do Trabalho das 15a e 2a Regiões, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, a Procuradoria Regional da União da 3a Região e as Procuradorias do Trabalho das 15a e 2a Regiões.

Mensagem de Mário Sérgio Cortella

O filósofo, educador e escritor Mário Sérgio Cortella se engajou na campanha de combate ao trabalho infantil da Justiça do Trabalho, capitaneada pelo Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TST e dos TRTs. Em encontro promovido pela CPFL Energia na Escola Comunitária de Campinas, o filósofo gravou uma mensagem em vídeo para a TV corporativa do TRT da 15ª Região – TV15 –, em que aborda a temática, evidenciando os malefícios do trabalho infantil e a necessidade de conscientização.

Todos juntos contra o trabalho infantil

No espaço do Centro de Memória está exposta uma camisa do Fluminense Football Club com o logo da campanha “Todos juntos contra o trabalho Infantil” e autografada pelos jogadores do elenco. A camisa foi utilizada pelo time durante o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019 e doada pelo clube ao Centro de Memória no mesmo ano para a inauguração da exposição presencial que apresenta o trabalho dos Comitês que lutam pela garantia de direitos sociais. Essa imagem foi divulgada nas redes sociais do TRT 15 e do Fluminense Football Club.

Como ajudar

A contribuição da população por meio de denúncias pode ser decisiva para erradicar o trabalho infantil. Colabore, denuncie, ajude. Um movimento do TRT 15 pela erradicação do trabalho infantil.

Para saber mais, clique AQUI

 

 

 

Para acessar a página do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil no portal do TRT 15, clique AQUI
Para acessar o Estatuto da Criança e do Adolescente clique AQUI