Posse do juiz Araújo reúne inúmeras personalidades
Com os dois auditórios e o Espaço Cultural do 1º andar da sede do TRT totalmente tomados, foi realizada ontem (11/12) a cerimônia de posse do juiz Luiz Carlos de Araújo como novo presidente da Corte. O magistrado sucede o juiz Laurival Ribeiro da Silva Filho, que presidiu o Tribunal nos últimos dois anos. Na ocasião também foram empossados a nova vice-presidente administrativa, juíza Maria Cecília Fernandes Álvares Leite, o vice-presidente judicial, juiz I. Renato Buratto, e a corregedora regional, juíza Fany Fajerstein. Tomaram posse ainda o novo diretor da Escola da Magistratura (Ematra), juiz Flavio Allegretti de Campos Cooper, e o coordenador da Escola, juiz Lorival Ferreira dos Santos.
A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades dos três Poderes, representantes da comunidade jurídica e da sociedade em geral. Entre elas, estiveram presentes o ministro Milton de Moura França, do Tribunal Superior do Trabalho, representando a Presidência do TST; a deputada estadual Célia Leão, representando o governador do Estado; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Abiael Franco Santos, também representando a procuradora-geral do Trabalho, e o advogado Arnor Gomes da Silva Junior, representando a Presidência da Seção São Paulo da OAB.
Também marcaram presença o deputado estadual Jonas Donizetti, representando a Assembléia Legislativa de São Paulo; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Firmino Alves Lima, e o presidente da Justiça Federal em Campinas, juiz Valdeci dos Santos, entre outros.
Magistrado advogou durante 23 anos
Nascido em Barretos, município do Norte do Estado de São Paulo - famoso por sediar o mais importante rodeio do País -, o juiz Luiz Carlos de Araújo já foi vice-presidente do Tribunal, entre 2002 e 2004. Formado pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, advogou durante 23 anos, principalmente na área trabalhista. Entre os sindicatos em que militou, destaca-se o dos Metalúrgicos de Santo André.
Em maio de 1993, foi nomeado pelo então presidente da República, Itamar Franco, para o cargo de Juiz Togado do TRT da 15ª Região, em vaga constitucional destinada aos advogados. Exerceu a Presidência da 3ª Turma do Tribunal por três biênios consecutivos, de dezembro de 1996 a dezembro de 2002. Também foi Presidente de Banca em vários Concursos para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 15ª.
Suas atividades incluem ainda a organização e proferimento de palestras, inclusive nos congressos realizados pelo próprio TRT ou por outros órgãos e entidades. Ministrou aulas. Também atuou em caráter temporário no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
- 1 visualização