Anunciado início da construção do novo Fórum Trabalhista em Ribeirão Preto

Conteúdo da Notícia

Obras serão realizadas com recursos da Caixa Econômica Federal

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, juiz Luiz Carlos de Araújo, anunciou no último dia 10 de maio o início, “o mais breve possível”, da construção do novo prédio do Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto. Os recursos virão da Caixa Econômica Federal, disse o magistrado, “sem a qual, esse encontro sequer estaria acontecendo. Por isso, registro, aqui, meus agradecimentos a esta importante parceira da Justiça do Trabalho que é a Caixa Econômica Federal".

O anuncio foi feito durante recepção oferecida ao juiz Luiz Carlos, no Salão Nobre da Prefeitura de Ribeirão Preto. O evento contou com a presença do prefeito Welson Gasparini; do presidente da Câmara Municipal, vereador Wandeir Silva, e do presidente da 12ª subsecção da OAB, Jorge Marcos Souza. Também participaram do encontro o vice-prefeito Paulo Pastori; o presidente da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto, Paulo Cavalcanti; o juiz trabalhista Renato Henry Sant’Anna; e o procurador chefe do município, Hilton Mauricio Araújo. Compareceram ainda Paulo Duarte de Freitas Lins, gerente regional da Caixa; Levy Cerigato, presidente da Seccional de Ribeirão Preto da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abrigaf), e os vereadores Cícero Gomes da Silva, Capela, Sebastião de Souza, Sílvio Martins, Hugo Brandani, Marinho Sampaio e Walter Gomes.

Ao saudar o presidente da 15ª, o prefeito Welson Gasparini salientou sua admiração, respeito e gratidão pela presteza como encaminhou a reivindicação ribeirão-pretana. “Quero dizer-lhe que, em Ribeirão Preto, o senhor será sempre muito bem vindo”, sublinhou o prefeito.

O juiz Luiz Carlos, por sua vez, já iniciou sua fala “cobrando” do prefeito o terreno prometido. O magistrado informou que teve a confirmação, durante recente reunião com os representantes da Caixa - inclusive da gerência nacional, em Brasília - da viabilidade do convênio para a liberação dos R$ 6,5 milhões necessários à construção da obra. “Então, eu quero esse terreno com urgência urgentíssima; a luta foi boa, o resultado é bom e começou, por coincidência, na manhã do dia em que a delegação de Ribeirão Preto esteve em Campinas”, salientou o magistrado. “A Justiça do Trabalho terá, assim, em Ribeirão Preto um prédio que atenderá todas suas necessidades funcionais. Minha idéia, por sinal, é transformar Ribeirão Preto numa espécie de regional da nossa regional da Justiça do Trabalho”, concluiu.

Urgência urgentíssima

“Estou emocionado com essa sua determinação”, retrucou Gasparini. “Quando vejo a união de Ribeirão Preto em torno de determinados objetivos e quando encontro essa atenção na análise da reivindicação feita, só posso ficar satisfeito com resultados tão excepcionais. A obrigação, agora, é nossa de retribuir essa velocidade que o senhor está pedindo. Tenho certeza que a Câmara Municipal, aqui representada pelo seu presidente e boa parte de seus vereadores, não fugirá de sua responsabilidade votando essa matéria. O terreno já está arrumado e vou encaminhar o projeto à Câmara Municipal com a certeza de sua aprovação imediata para que essa obra seja iniciada o quanto antes”.

Já Wandeir Silva, em nome Câmara, garantiu que dará à matéria tramitação em regime de urgência urgentíssima de modo a assegurar a celeridade reclamada pelo presidente do Tribunal Regional.

Méritos reconhecidos

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB, Jorge Marcos Souza, lembrou que sempre esteve politicamente em lado contrário ao do prefeito Gasparini, mas não poderia deixar de louvar a sua atuação nesse episódio todo. “Em todos os momentos o prefeito atendeu nossos pedidos, assumiu riscos e tudo fez em favor dessa nova reivindicação. De publico, a gente agradece e reconhece esse trabalho. Da mesma maneira nós reconhecemos a atuação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho que revela a sensibilidade social própria de um advogado; nós sabíamos que o senhor não nos iria decepcionar”, destacou.

Prédio terá cerca de 5 mil metros quadrados

Do Palácio Rio Branco, acompanhado pelos advogados presentes, o presidente do Tribunal se dirigiu ao local onde deverá ser instalado o Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto, em área contígua à Cidade Judiciária. É um terreno de 4.700 metros quadrados onde deverá construído um prédio de 5 mil metros quadrados para abrigar as atuais seis varas trabalhistas do município. O projeto possibilita futuras expansões. (Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto)

Unidade Responsável:
Comunicação Social