CNJ lança em Brasília a Semana Nacional de Conciliação
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou na manhã desta segunda-feira, 5/11, em Brasília, o Movimento pela Conciliação 2007, com uma reunião preparatória que contou com juízes representantes de Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça, num total de aproximadamente cem magistrados. Este ano, em lugar do Dia Nacional da Conciliação, como houve em 2006, o CNJ promoverá a Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 8 de dezembro. O objetivo é realizar 200 mil audiências de conciliação em todo o País. No ano passado, o mutirão promoveu 84 mil audiências. Além da Semana de Conciliação, está prevista uma série de eventos, treinamentos e cursos, num esforço para elevar os índices de conciliação no Judiciário brasileiro.
O TRT da 15ª Região foi representado na reunião, realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo vice-presidente judicial da Corte, juiz Renato Buratto. O magistrado apresentou o cronograma de trabalho já estabelecido pela Administração do Tribunal, que inclui, até o momento, 755 audiências agendadas especificamente como parte da Semana Nacional de Conciliação, envolvendo a atuação de 24 Varas do Trabalho e 62 servidores. A programação inclui ainda 15 audiências de conciliação em Recurso de Revista, que serão presididas pelo juiz Buratto. Segundo o magistrado, o índice de acordos alcançado nessas pautas já atingiu o percentual de 60%.
O Movimento pela Conciliação é uma iniciativa do CNJ e conta com o apoio de órgãos do Judiciário e entidades como Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entre outras organizações. Ainda nesta segunda, à tarde, será realizado, também no STF, um encontro de assessores de Comunicação do Judiciário, para discutir estratégias de divulgação do Movimento. (Com informações do CNJ)
- 1 visualização