Ematra dá início a curso de Português para servidores do Tribunal
Teve início no dia 12 de novembro a primeira turma do curso "A Língua Portuguesa em Seu Uso Forense e Administrativo: Uma Reciclagem", mais uma iniciativa da Comissão de Aperfeiçoamento dos Servidores da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV). Uma segunda turma foi iniciada no dia 13. O curso, que compreende 10 aulas de duas horas cada, será ministrado pela professora Bete Masini, graduada em Letras e Linguagem pela Unicamp. Com conhecimento da linguagem jurídica e grande experiência no magistério de 2º grau, Bete Masini já ministrou cursos no Tribunal, para assessores de juízes, em 2003.
As aulas da primeira turma serão realizadas às segundas e quartas, da 17h às 19h; as da segunda turma, às terças e quintas, das 9h às 11h30, sempre no auditório da Ematra, no 14º andar do edifício-sede do Tribunal.
O curso vem atender a uma demanda dos servidores da 15ª Região, conforme apurado em pesquisa realizada anteriormente pela Ematra, em que se buscou conhecer suas principais necessidades e interesses. Dada a grande procura e a limitação das vagas - cada turma é composta de 40 alunos -, os interessados que não puderam se inscrever deverão aguardar nova edição do curso, prevista já para o primeiro semestre de 2008.
O objetivo do curso é capacitar os servidores a escrever textos claros, objetivos e coesos e a utilizar adequadamente os inúmeros recursos da língua portuguesa, tendo em vista os interlocutores visados. Para tanto, serão abordados vários capítulos polêmicos da gramática da língua portuguesa, como pontuação, crase, hífen, concordância, além de outras armadilhas da linguagem.
- 3 visualizações