Ematra promove curso de execução para servidores em São José dos Campos
Foi realizada neste sábado (30/6) a segunda e última etapa do Curso de Execução Trabalhista promovido pela Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV) em São José dos Campos. Ministrado pelo juiz do trabalho substituto Adhemar Prisco da Cunha Neto e pela titular da 2ª VT local, juíza Dora Rossi Góes, o curso, com duração de 16 horas, reuniu, por dois sábados seguidos, 100 servidores oriundos das 18 unidades que integram a Circunscrição de São José dos Campos.
O curso é uma iniciativa da Comissão de Aperfeiçoamento dos Servidores da Ematra, que foi constituída com o objetivo de aprimorar a formação profissional dos servidores da 15ª Região, uma prioridade da gestão do atual diretor da Escola, juiz Flavio Allegretti de Campos Cooper. Coordenada pela juíza do TRT Ana Maria de Vasconcellos, a Comissão é integrada também pelos servidores Lara de Paula Jorge, diretora da Secretaria da 8ª Vara do Trabalho de Campinas, Sarah Maria Castanheira, secretária da 4ª Turma do Tribunal, Adlei Cristian Carvalho Pereira, diretor-geral de Coordenação Administrativa, Marcos Davi Rodrigues Lima de Almeida, oficial de justiça, Kenny Resende Neto, pedagogo, e Juliana Barros de Oliveira, psicóloga. O Sindiquinze também integra a Comissão, onde tem voz e assento, por intermédio de seu representante, Joaquim José Teixeira Castrillon.
A realização do curso vem ao encontro dos interesses e necessidades apontados pelos servidores, em pesquisa realizada recentemente por essa Comissão, via extranet, em que a execução trabalhista figurou como uma das principais demandas, ao lado de um maior conhecimento da língua portuguesa. Dado o grande interesse no tema e a necessidade de alcançar todos os servidores do interior, optou-se pela promoção de cursos com o mesmo formato nas oito circunscrições da 15ª. Com um total de 16 horas, os cursos serão realizados em dois sábados, das 8 às 18 horas, sob a coordenação do juiz representante da Ematra na respectiva circunscrição. Na parte da manhã, os servidores assistirão a palestras teóricas e, na parte da tarde, participarão de oficinas sobre assuntos considerados de maior relevância no dia-a-dia do trabalho nas Varas.
A experiência em São José dos Campos
O Curso de Execução Trabalhista realizado em São José dos Campos, concluído no último dia 30, foi ministrado em dois sábados, com a participação da servidora Lara de Paula Jorge, integrante da referida Comissão da Ematra, e sob a coordenação do juiz Lúcio Salgado de Oliveira, representante da Escola nessa circunscrição. Contou também com a participação do Sindiquinze, que dá apoio logístico ao evento.
Após as exposições dos juízes Adhemar Prisco da Cunha Neto e Dora Rossi Góes, foram realizadas oficinas com os participantes para discutir casos concretos propostos pelos magistrados, relativos a problemas com que se defrontam, cotidianamente, os servidores. "Foi uma experiência ótima", ressaltou a representante da Comissão. "Os servidores vieram agradecer a iniciativa e congratular a Ematra XV por oferecer o curso de forma descentralizada, já que não é possível participarem dos cursos que são oferecidos na sede."
Além das cinco varas locais, a Circunscrição de São José dos Campos engloba as VTs de Aparecida, Caçapava, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Ubatuba, além das duas VTs de Jacareí e de Taubaté.
Próximos cursos
Até o final de agosto, todas as circunscrições deverão sediar cursos semelhantes. Os quatro próximos, já agendados, serão realizados em Araçatuba, em 21 e 28 de julho, sob a coordenação do juiz João Alberto Alves Machado, titular da 2ª VT local; em Presidente Prudente, nos dias 21 de julho e 4 de agosto, coordenado pelo juiz José Roberto Dantas Oliva, titular da 2ª VT local; em Sorocaba, nos dias 28 de julho e 4 de agosto, com coordenação do juiz Marcelo Carlos Ferreira, titular da 4ª VT local, e em São José do Rio Preto, nos dias 4 e 18 de agosto, ministrado pelos juízes Alessandro Tristão e Hélio Grasselli, sob a coordenação da juíza Scynthia Maria Sisti Tristão, titular da VT de Tanabi.
- 11 visualizações