Estudantes de Direito são recebidos pelo presidente do TRT
Vinte e cinco alunos da Faculdade de Direito do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA), de Limeira, e 15 estudantes de Direito do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal) visitaram, na tarde de ontem (7/11), a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, onde assistiram a uma sessão de julgamento de sua 1ª Seção de Dissídios Individuais (SDI) e foram recebidos pelo presidente da Corte, juiz Luiz Carlos de Araújo. Os estudantes de Limeira estavam acompanhados dos professores Antônio Francisco Montanagna, que é juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Limeira, e Edilson Rinaldo Merli, que foi conselheiro da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e hoje integra o Tribunal de Ética da entidade. Os alunos da Unipinhal vieram com a professora de Direito do Trabalho Eliane Sertorio Octaviani.
Recepcionados por servidores da Escola da Magistratura, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal, os visitantes receberam material informativo sobre a composição, organização e funcionamento do Regional Trabalhista e assistiram, no auditório do 1º andar, ao novo vídeo institucional do TRT, produzido pelo Serviço de Comunicação Social da Casa. De lá, os estudantes seguiram para o plenário do Tribunal, onde participaram de uma sessão da 1ª SDI, responsável pelo julgamento, em primeira instância, de mandados de segurança e ações de habeas corpus.
Antes de iniciar os trabalhos, o juiz Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, que presidia regimentalmente a sessão, em substituição à juíza Fany Fajerstein, saudou os estudantes presentes e externou a satisfação em recebê-los. O magistrado registrou também ser aquela a primeira sessão da SDI de que participava o juiz Thomas Malm na condição de o mais novo integrante da Corte, na qual atuou por mais de dez anos como juiz convocado, expressando sua alegria em contar com a colaboração de juiz tão tarimbado e seus votos de sucesso no novo cargo. Em nome dos 12 magistrados que compõem a Seção, o juiz Luiz Roberto Nunes também deu boas-vindas aos estudantes e ao juiz Malm, ressaltando a inteligência e extrema capacidade de síntese do novo titular do TRT.
Os estudantes de Limeira e Espírito Santo do Pinhal visitaram também o Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Regional, localizado no Fórum Trabalhista de Campinas, a uma quadra da sede do Tribunal, onde assistiram a um vídeo sobre o trabalho de preservação da memória da Justiça do Trabalho realizado pelo Centro.
De volta à sede do TRT, os estudantes foram recepcionados pelo presidente da Corte, juiz Luiz Carlos de Araújo. Mesmo com a agenda apertada, o magistrado brindou os visitantes com uma breve explanação sobre as funções atribuídas ao cargo e o dia-a-dia do presidente de um órgão de segunda instância do Judiciário Trabalhista. Comentou também acerca dos problemas enfrentados, em especial a insuficiência de quadros, e das perspectivas de ampliação dos quadros da 15ª Região. Em seguida, o juiz Luiz Carlos respondeu a perguntas dos alunos, em especial sobre a eleição dos cargos de direção do TRT. Indagado sobre o processo de ingresso na Magistratura do Trabalho, o presidente explicou que os concursos até então realizados nunca conseguiram preencher as vagas disponíveis - citando como exemplo o último concurso promovido pela Casa, em que apenas 18 candidatos foram selecionados para fazer a prova oral e disputar as 26 vagas de juiz substituto hoje disponíveis no Regional - e recomendou aos interessados em seguir a carreira que prestem concurso logo nos primeiros anos após a formatura.
- 9 visualizações