Evento comemorativo do Dia das Mulheres causa emoção e reflexão
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado na tarde de ontem (8/3) pelo TRT da 15ª Região com solenidade que emocionou a todos os presentes no auditório do Pleno, no 1º andar do edifíco-sede. Após prestigiar as servidoras e juízas homenageadas pelo Tribunal, a audiência assistiu a vibrante palestra proferida pela advogada, jurista, psicóloga e professora da PUC da Bahia, Maria da Graça Diniz da Costa Belov.
O evento teve início com um pronunciamento do presidente do Tribunal, juiz Luiz Carlos de Araújo, em que enalteceu a grandeza pessoal e a relevância profissional da mulher, em especial das servidoras e juízas do Regional.
A solenidade prosseguiu com a entrega de placas comemorativas a cinco mulheres, indicadas pela Presidência, que marcam ou marcaram sua presença na 15ª. Representando todas as magistradas em atividade no Tribunal, a juíza Irene Araium Luz recebeu a homenagem das mãos do presidente da Corte. Em nome das juízas aposentadas, foram homenageadas as magistradas Celina Pommer Pereira e Ivani Martins Ferreira Giuliani, cujas placas foram entregues, respectivamente, pelos juízes Fernando da Silva Borges e José Pitas.
Como representante das servidoras em atividade, Maria Tereza Santos Tortelli recebeu a placa comemorativa do juiz Flavio Allegrettti de Campos Cooper, diretor da Escola da Magistratura da 15ª Região (Ematra XV). As servidoras aposentadas foram homenageadas, na pessoa de Dina Teresa Callegaro, pelo coordenador da Ematra XV, juiz Lorival Ferreira dos Santos.
O ponto alto da festa foi a palestra da professora Belov, com o tema “Modernidade e Feminismo: Gênero, Identidade e Direitos”. Com um vasto, qualificado e impressionante repertório de citações históricas e filosóficas, Belov recontou a história da subordinação jurídica da mulher ao longo dos tempos, defendendo apaixonadamente os valores da condição feminina e desmistificando a igualdade decantada pelas leis e pelos governantes. Por sua visão privilegiada, amparada em amplos estudos sobre o tema, a palestrante impressionou e cativou a todos os presentes ao auditório que leva o nome de seu pai, o jurista e ex-presidente do TST Carlos Coqueijo Torreão da Costa, falecido em 1988.
Finalizando o evento, o Serviço de Comunicação Social da 15ª transmitiu, em telões instalados dentro e fora do auditório, um vídeo em que personalidades cumprimentam o público feminino do Tribunal. Foram exibidas mensagens gravadas pela ministra do TST, juíza Maria Cristina Peduzzi; pela educadora Zilda Arns, diretora da Pastoral da Criança, e pelo psicólogo, escritor e poeta Rubem Alves.
Encerrada a solenidade, todos foram convidados a participar de um coquetel no hall do 1º andar, oferecido pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
- 8 visualizações