Jurista Arnaldo Süssekind encanta público de Congresso da 15ª Região
Uma das personalidades mais conhecidas do meio jurídico do País e com atuação de destaque na Organização Internacional do Trabalho (OIT), o jurista Arnaldo Lopes Süssekind proferiu a palestra de encerramento do primeiro dia do 7º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o conferencista é o último remanescente da comissão que elaborou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no início dos anos 1940.
O palestrante, após ser apresentado pelo presidente do TRT organizador do evento, juiz Luiz Carlos de Araújo, fez questão de enfatizar que "o Tribunal da 15ª Região é o melhor do País". O jurista também ofereceu ao presidente da 15ª um exemplar de seu livro "Convenções da OIT e Outros Tratados".
Em sua exposição Süssekind fez um apanhado histórico da evolução das relações de trabalho ao longo do tempo, desde a primeira lei trabalhista de que se tem notícia, em 1819, na Inglaterra. Dentre outros fatos históricos que, no entender do expositor, influenciaram os rumos que o trabalho tomou ao longo dos anos, estão o Manifesto Comunista de Marx e Engels, em 1848, e o Tratado de Versalhes, após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918).
Ao final do evento o juiz Luiz Carlos agradeceu ao palestrante "pelo brilhante histórico" desenvolvido e pela presença constante nos eventos organizados pela 15ª Região. O magistrado também presenteou Süssekind com uma lembrança.
Em seguida um número expressivo de participantes, comentando a extrema qualidade da palestra, acorreu ao espaço localizado próximo do auditório para cumprimentar o palestrante e terem seus exemplares do livro do ministro autografados. "Convenções da OIT e Outros Tratados" já está em sua terceira edição.
- 7 visualizações