Palestra encerra curso de formação de novos juízes da 15ª
Juízes e servidores da 15ª Região lotaram o plenário do Tribunal na manhã de hoje (16/3) para assistir à palestra "O juiz e a emoção", proferida pela psicóloga, procuradora municipal de São Paulo e professora de Lógica Jurídica da Faculdade de Direito da USP, Lídia Reis de Almeida Prado, autora de livro de título homônimo. A palestra marcou o encerramento do XV Curso de Formação Inicial promovido pela Ematra XV e dirigido aos 14 novos juízes empossados no dia 17 de janeiro.
Entre os inúmeros magistrados presentes, estiveram o diretor da Escola da Magistratura, juiz Flavio Allegretti de Campos Cooper, que coordenou o evento, o juiz Lorival Ferreira dos Santos, coordenador da Ematra, além do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, juiz Firmino Alves Lima.
Recorrendo a imagens de telas do pintor surrealista Salvador Dali e à poesia de Fernando Pessoa, dentre outros recursos audiovisuais, a palestrante fez um breve histórico da atuação do magistrado na sociedade ocidental, chamando a atenção para as qualidades desejáveis ao exercício da magistratura na sociedade de hoje, onde, afirmou, não há lugar para a neutralidade.
Ressaltou, também, a importância de o juiz se colocar no lugar do outro; entrar em contato com o seu inconsciente; combater a tendência atual à produção de um saber por demais fragmentado, "sem sabor", típico do homem moderno compartimentalizado; buscar reunir as características ditas masculinas e femininas, separadas ao longo do processo civilizatório, e, sobretudo, saber alternar as várias máscaras sociais, ou seja, saber tirar a toga quando fora do ambiente de trabalho, evitando, assim, a chamada "juizite" que acomete muitos magistrados. Um bom juiz, concluiu, deve ser um ser humano equilibrado, o que implica a necessidade de um exercício diário visando ao seu aperfeiçoamento.
Em seguida, o juiz Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, ex-diretor da Ematra, entregou à palestrante uma placa comemorativa, alusiva ao evento. Por fim, os novos juízes receberam os certificados de conclusão, entregues pelos juízes da Varas do Trabalho onde fizeram seu estágio supervisionado, uma das etapas do curso, iniciado em 18 de janeiro.
- 1 visualização