Presidência recebe comitiva de Ribeirão Preto
O Presidente do TRT 15ª Região, Juiz Luiz Carlos de Araújo, recebeu no dia 24 de janeiro grande comitiva de lideranças políticas, advocatícias, empresariais e sindicais, vindas da cidade de Ribeirão Preto para tratar de questões que envolvem o prédio da Justiça Trabalhista daquela cidade.
Pelo Tribunal, também acompanharam as discussões o Exmo. Juiz Renato Buratto, Vice-Presidente Judicial, a Exma. Sra. Juíza Fany Fajerstein, Corregedora Regional, e a Exma. Sra. Maria Cecília Fernandes Álvares Leite, Vice-Presidente Administrativa, além de juízes que atuam em Ribeirão, Exmos. Srs. Fábio Allegretti Cooper, Marcos da Silva Porto, Tárcio José Vidotti e Walney Quadros Costa.
O encontro foi inédito e visou uma solução para as antigas reivindicações da comunidade de Ribeirão, que alega a precariedade das instalações e defende a construção de um novo edifício para o Fórum trabalhista.
A reunião foi conduzida pelo Juiz Luiz Carlos, que ouviu inúmeras opiniões e teve como principal interlocutor o prefeito da cidade, Dr. Welson Gasparini; este último se fez acompanhar de seu Vice-Prefeito, Dr. Paulo Henrique Pastori, vereadores de Ribeirão Preto (inclusive o presidente da Câmara, Sr. Wandeir Silva), além de vários outros representantes da sociedade civil, com destaque para as presidências da OAB local e da Associação Comercial e Industrial.
O Juiz Presidente do Tribunal reconheceu os problemas trazidos mas defendeu um projeto modificativo do Anexo e posteriormente, de forma mais ampla, do próprio - e atual - prédio, opinando que o projeto pretendido pela representação ribeirãopretana, em princípio, seria inviável financeiramente.
A verba orçamentária para as reformas prementes ainda não está assegurada para o Tribunal, que iniciou gestões para obtê-la, ao menos parcialmente, por meio de termos de cooperação com bancos estatais ou via orçamento de 2008.
As autoridades e representações de Ribeirão Preto questionaram o desconhecimento do projeto modificativo, com o que o Juiz Presidente se comprometeu a disponibilizar cópias para os interessados no próprio Fórum local, uma vez que também foi determinada a imediata ida de engenheiro do Tribunal à cidade para apurar afundamento de solo noticiado pelo Exmo. Juiz Fábio Cooper.
Ao final das conversações, ficou definido que as lideranças que estão participando do debate representando Ribeirão Preto terão um prazo de até 60 dias para propor ao Tribunal eventual alternativa ao projeto de reforma, com o que estarão suspensas as providências previstas no respectivo Processo.
Em último momento, o Exmo. Sr. Prefeito de Ribeirão Preto, Dr. Welson Gasparini, comprometeu-se a ceder um terreno para novas instalações do Fórum, não obstante outras providências de direito que envolvem a questão.
Foi lavrada Ata do encontro e os presentes reconheceram a boa vontade da Administração do Tribunal para discutir o assunto, revelada na duração do evento, que se estendeu por mais de duas horas.
- 5 visualizações