Presidência visita Rio Preto e Barretos: melhorias em foco
Em cerimônia que teve início na manhã de ontem (27/2), foi lançada a pedra fundamental do prédio que será construído para abrigar o Fórum Trabalhista de São José do Rio Preto. O evento começou na Prefeitura local, quando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, juiz Luiz Carlos de Araújo, acompanhado do juiz Fernando da Silva Borges, presidente da 5ª Turma do TRT e idealizador do projeto, entregou ao prefeito Edson Edinho Coelho Araújo e sua equipe a planta simplificada do imóvel. Em seguida, os presentes e representantes de praticamente toda a comunidade rio-pretana acompanharam o descerramento de placa alusiva ao evento.
Entre diversas outras autoridades e convidados, compareceram aos eventos a diretora do Fórum Trabalhista de São José do Rio Preto, juíza Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza; o presidente da Câmara Municipal de Rio Preto, vereador Adney Secches; o líder do governo na Câmara, vereador Dorival Lemes; a vice-presidente da OAB local, Suzana Helena Quintana; a juíza titular da Vara do Trabalho de Tanabi, Scynthia Maria Sisti Tristão, vários magistrados atuantes na jurisdição, além de representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, advogados e servidores.
O prédio, com dois pavimentos, totalizando 3.542,68 m² de área construída, será edificado em terreno doado pela Prefeitura de 6.559,93m², em área nobre da cidade, na Avenida José Munia, esquina com a Rua Roberto Mange, no bairro Chácara Municipal. Depois do edifício-sede, será o maior prédio próprio da 15ª Região. A construção acomodará as quatro Varas do Trabalho, o Serviço de Distribuição dos Feitos, Central de Mandados, Serviço de Saúde, arquivos, sala da OAB e da Associação dos Advogados Trabalhistas. O estacionamento disporá de 87 vagas. Foi reservado espaço também para dois postos de atendimento bancário e um auditório. O projeto foi concebido de maneira a possibilitar uma futura ampliação da edificação em mais um pavimento, podendo receber outras quatro VTs.
Toda a construção foi pensada de forma a atender plenamente as pessoas portadoras de necessidades especiais, com instalações de sanitários adequados, elevador e rampas, entre outros. Em atenção às preocupações atuais com a economia de recursos e a preservação do meio ambiente, o projeto prevê o reaproveitamento da água da chuva, a partir de instalação de cisterna para sua captação.
Os recursos para a construção do prédio já constam do orçamento do Tribunal, o que significa que o projeto executivo da obra e o de sua construção deverão ser licitados nos próximos meses.
Atualmente, o Fórum de São José do Rio Preto está instalado em prédio alugado pelo TRT, à Av. Juscelino Kubistschek, 1.020. As varas trabalhistas de São José do Rio Preto atendem também aos municípios de Uchoa, Neves Paulista, Paulo de Faria, Bady Bassitt, Jaci, Palestina, Onda Verde, Nova Granada, Guapiaçu, Cedral, Mirassol, Ipiguá, Potirendaba e Orindiuva.
Presidente discute com prefeito a ampliação da Justiça do Trabalho em Barretos
Ainda na tarde de ontem, o juiz presidente Luiz Carlos de Araújo e o juiz titular do TRT Fernando da Silva Borges seguiram para Barretos, onde, acompanhados do ex-juiz titular da Vara Trabalhista local, Ismar Cabral Menezes, e do diretor da Secretaria da Vara, Thales de Tarso Machado de Paula, reuniram-se com o prefeito Emanuel Mariano de Carvalho e o secretário municipal de Indústra e Comércio, Robeto Arutim.
A reunião teve como pauta a doação de terreno da Prefeitura para a construção de instalações próprias para a Vara do Trabalho local e a criação de uma segunda Vara, tendo em vista o crescimento das demandas trabalhistas na região. No encontro foi discutida também a possibilidade de realização, no município, do Congresso Rural do TRT, que deverá reunir mais de 800 pessoas.
- 6 visualizações