Presidente do TRT é homenageado pela Oficina Cultural Beija-Flor

Conteúdo da Notícia

O Desembargador Presidente do TRT, Luiz Carlos de Araújo, recebeu no dia 26 de novembro, em solenidade realizada em seu gabinete, uma placa metálica honorífica em reconhecimento ao apoio logístico e financeiro prestado à organização não-governamental Oficina Cultural Beija-Flor, da qual é sócio benemérito. A homenagem foi uma iniciativa da presidente e fundadora da associação, a servidora do Tribunal Maria José Comis Wagner, conhecida carinhosamente como Zezé. Na ocasião, o desembargador Luiz Carlos expressou sua intenção de disponibilizar recursos de informática à entidade, nos termos da legislação vigente.

Em atividade desde junho de 2003, a Oficina Cultural Beija-Flor é uma associação civil sem fins lucrativos voltada à promoção do aprendizado para a qualificação profissional, da educação e da cultura. A entidade realiza, como trabalho voluntário e de estágio, cursos gratuitos e atividades extracurriculares e escolares nas áreas de Informática, Inclusão Digital (Projeto Jovem.Com), Brinquedoteca, Espanhol, Canto, Violão, Teoria Musical, Banda, dentre outras. Atendendo à população pobre dos bairros São Fernando, Jardim Paranapanema, Jardim Baronesa, Carlos Lourenço, Jardim Tamoyo, Jardim Itayu, Novo São Fernando, Jardim Itatiaia, Vila Lemos e Proença, tem como objetivo, além da qualificação profissional, resgatar a auto-estima e promover a reeducação social dos integrantes dessas comunidades, estigmatizadas pelo preconceito social.

Dizendo sentir-se honrado com a homenagem recebida, o desembargador Luiz Carlos agradeceu a lembrança e reafirmou sua intenção de seguir colaborando com a ONG. Em nome de todos os associados, a presidente da Beija-Flor ressaltou a generosidade do magistrado, que, desde a fundação da entidade, em 2003, a tem apoiado pessoalmente, não só em termos financeiros, mas sobretudo divulgando seus projetos dentro e fora do Regional. Segundo Zezé, “ninguém merece mais a nossa homenagem que o dr. Luiz Carlos, homem de fibra, coração de ouro, que nunca me abandonou nessa luta”.

Com sede na Rua Filismina Stemmer Cajado, 35, no Jardim Baronesa, em Campinas, a Oficina Cultural Beija-Flor é hoje um órgão de utilidade pública municipal. Conta com recursos provenientes, em sua maior parte, da contribuição mensal de 63 pessoas, entre juízes e servidores da Justiça do Trabalho da 15ª Região, descontada em folha de pagamento, conforme convênio firmado com o Tribunal. Além das mensalidades dos sócios contribuintes, a entidade recebe doações mensais da empresa de informática Microcamp (Unidade Conceição) e o apoio fundamental do Brazilianilows’ Barry Manilow’s Fan Club Brazil, organização sócio-beneficente que, há mais de um ano, divulga, colabora e contribui financeiramente para a causa. Os recursos obtidos, contudo, não têm sido suficientes para fazer face às crescentes despesas da entidade, que promove uma permanente companha para adesão de novos associados nos sites www.barryzil.com e www.oficinabeijaflor.com (em construção) .

Unidade Responsável:
Comunicação Social