TRT recebe visita de alunos do Ensino Fundamental
No dia 1º de junho, o TRT da 15ª Região recebeu a visita de 55 alunos de 6ª série do Colégio Paulo Freire (Integral Curso e Colégio), da cidade de Paulínia. É a primeira vez que estudantes do Ensino Fundamental visitam a sede do Tribunal, em Campinas, uma prática que deverá ser implementada com mais freqüência, como parte das atividades do Projeto de Cidadania, uma parceria entre as Comissões de Cidadania da Escola da Magistratura (Ematra XV) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV).
Os alunos, acompanhados pela professora de Geografia, Yeda Maria Camara Vilares, e pela coordenadora do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, Sandra Mara Manoel Medes, iniciaram a visita no Fórum Trabalhista de Paulínia, onde foram recebidos pela juíza substituta da 1ª Vara do Trabalho (VT) local, Antonia Rita Bonardo, e pela titular da 2ª VT e diretora do Fórum, juíza Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa. Juntamente com a magistrada Ana Maria Vasconcelos, da 3ª Turma do TRT, e a juíza Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, titular da VT de Leme, que também acompanhou a visita, a juíza Maria Inês integra a Comissão de Cidadania da Amatra XV.
Já no Tribunal, os visitantes foram recebidos pela servidora da Ematra Andréa Magnusson e pela estagiária de Pedagogia Gabriella Missio Von Ah e conduzidos ao auditório do 1º andar, onde assistiram a um vídeo institucional sobre a criação do Tribunal da 15ª e seu funcionamento e a um audiovisual produzido pelo Serviço de Comunicação Social do Tribunal contendo trechos de uma audiência na 1ª VT de Paulínia, presidida pela juíza Antonia Rita, e alguns minutos de uma sessão da 5ª Turma do TRT, presidida pelo juiz Nildemar da Silva Ramos.
Em seguida, os estudantes, com idades entre 10 e 11 anos, visitaram as instalações do Plenário. Enquanto a juíza Maria Inês explicava sobre a composição, funcionamento e atribuições do órgão, as crianças aproveitaram para fotografar cada detalhe com seus celulares.
Após uma pausa para o lanche, os alunos visitaram o Gabinete da Presidência, onde foram recebidos pelo presidente do Tribunal, juiz Luiz Carlos de Araújo. O magistrado pôde, então, responder diretamente às perguntas das crianças, que versaram, entre outras, sobre a forma de eleição da administração do Tribunal, suas funções e a duração dos mandatos.
Por fim, os visitantes foram conhecer o Serviço de Documentação e Publicações Técnicas do Tribunal. Lá, receberam dos servidores um folder explicativo, redigido em linguagem acessível, sobre a organização do Poder Judiciário e da Justiça do Trabalho no País.
Os estudantes também receberam a “Cartilha da Justiça em Quadrinhos”, produzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e a “Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos”, uma publicação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A idéia do Projeto Cidadania é que as crianças trabalhem esse material com seus professores, por um período de dois meses, após o qual deverão receber a visita dos juízes, para tirar as dúvidas e aprofundar o debate sobre a importância da Justiça para o desenvolvimento da cidadania.
- 6 visualizações