Vice-Presidência Judicial concilia quase 500 processos em Piracicaba

Conteúdo da Notícia

Depois de quatro dias de trabalho em regime de expediente integral e 466 audiências realizadas, a Vice-Presidência Judicial do TRT da 15ª Região concluiu na sexta-feira, 7/12, as tentativas de conciliação nas ações em que figura como reclamada a Companhia Industrial e Agrícola Boyes, de Piracicaba. Em apenas um dos 466 processos o acordo não foi obtido. As audiências ocorreram no Fórum Trabalhista de Piracicaba, como parte da programação do Tribunal na Semana Nacional da Conciliação, e envolveram ações em andamento nas três Varas do Trabalho da cidade.

Foram pagos exatos R$ 6.098.880,95 aos ex-empregados da empresa - aproximadamente 1.200 trabalhadores. A quantia é proveniente da arrematação do único imóvel que pertencia à Boyes. Localizado na Praça Antonio Correa Barbosa, em Piracicaba, o prédio foi arrematado em 31 de maio deste ano, em leilão relativo ao processo 706-1996-051-15-85-6, que tramita na 2ª VT do município.

A fábrica da Boyes paralisou suas atividades em junho de 2007, o que, segundo a empresa, a impediu de honrar seus compromissos trabalhistas até celebrar os acordos.

Além de resolver quase quinhentos processos numa única semana, a atuação da Vice-Presidência Judicial em Piracicaba vai representar um impacto considerável na saúde financeira do município. Segundo o professor Francisco Constantino Crocomo, coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), o pagamento do 13º salário injetará este ano R$ 135 milhões na economia piracicabana. Assim, o total pago aos ex-empregados da Boyes significará um acréscimo de 4,5% no aquecimento que o final do ano produzirá na circulação de dinheiro na cidade.

Unidade Responsável:
Comunicação Social