Abertos encontros de diretores gerais e de RH da 2ª e 15ª Regiões
Foi aberto na manhã de ontem (4/6), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, o XIII Encontro Nacional de Diretores Gerais e IV Encontro Nacional de Recursos Humanos da Justiça do Trabalho, organizados simultaneamente. Os eventos, que acontecem até o dia 6 de junho, são resultado de uma ação conjunta dos TRTs da 2ª e da 15ª Regiões, responsáveis pela jurisdição de todo o estado de São Paulo, único do País com dois tribunais trabalhistas. O evento terá continuidade hoje e amanhã (5 e 6), no hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.
Entre os temas abordados estão a implantação do processo virtual e os desafios e ações estratégicas voltadas para a gestão de pessoas na Justiça do Trabalho, entre outros. Os encontros servirão também para discutir as dificuldades, desafios e recursos de que as administrações dispõem para efetivar as ações prioritárias.
O Encontro dos Diretores Gerais ocorre a cada semestre. Já o Encontro dos Diretores de Recursos Humanos acontece anualmente. Segundo os organizadores, uma vez ao ano os encontros são realizados conjuntamente, pois ambas as atividades estão diretamente relacionadas com as estratégias das administrações dos tribunais.
Em Campinas, compuseram a mesa de abertura dos trabalhos o presidente do TRT da 15ª, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo; o diretor cultural adjunto da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra 2), juiz Gabriel Lopes Coutinho Filho, representando a presidente da entidade, juíza Sônia Maria Lacerda; a presidente da Amatra XV (15ª Região), juíza Ana Paula Pellegrina Lockmann; o diretor-geral de Administração da 2ª Região, Rubens Parente, e o diretor-geral de Coordenação Administrativa do TRT da 15ª, Adlei Cristian Carvalho Pereira, além dos diretores de Pessoal das duas Cortes, Denize Mota (2ª Região) e Clériston Alves Santos (15ª).
As exposições iniciais foram acompanhadas pelo vice-presidente judicial do TRT, desembargador Renato Buratto, e pelos seus colegas de Tribunal: Olga Aida Joaquim Gomieri, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, Henrique Damiano, Flavio Allegretti de Campos Cooper, Luiz Antonio Lazarim, Lorival Ferreira dos Santos, Vera Teresa Martins Crespo, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, Edmundo Fraga Lopes e Susana Graciela Santiso.
No discurso de abertura, o desembargador Luiz Carlos de Araújo destacou a importância do evento. Para ele, “se é preciso cuidar bem das máquinas, é mais necessário ainda cuidar dos seres humanos.” Segundo o magistrado, o evento abre a possibilidade de se tentar captar as idéias do mundo corporativo moderno. O presidente comemorou ainda a parceria entre os dois tribunais. O juiz Gabriel Lopes Coutinho Filho, por sua vez, enalteceu o caráter vocacional que marca magistrados e servidores. Também enfatizou as vantagens que as ações de aperfeiçoamento trarão, em última análise, aos jurisdicionados. Já a juíza Ana Paula Pellegrina Lockmann frisou a importância da troca proporcionada por ações dessa natureza na busca da excelência e efetividade “na nossa Justiça do Trabalho”.
Os trabalhos da manhã tiveram como ponto alto uma palestra do consultor Waldez Ludwig, conhecido palestrante que atua há 14 anos como consultor independente. Dedica-se à pesquisa de cenários e tendências de gestão em organizações, com destaque à criatividade e à inovação.
O período da tarde foi marcado por uma exposição do professor e consultor Fausto Bernardes Morey Filho, da Fundação Getúlio Vargas, que tem colaborado no desenvolvimento de projetos na Justiça do Trabalho. A última atividade do dia foi uma apresentação feita pelo diretor-geral do TRT da 3ª Região (MG), Luís Paulo Garcia Faleiro, sobre o Planejamento Estratégico de seu Tribunal.
- 9 visualizações