Desembargador Sotero toma posse hoje como presidente do TRT

Conteúdo da Notícia

Nesta terça-feira (9/12), o desembargador federal do trabalho Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva toma posse na sede do TRT da 15ª Região, em Campinas, como presidente da Corte, cuja jurisdição abrange 599 municípios do interior e dos litorais norte e sul do Estado de São Paulo. A solenidade, cujo início está previsto para as 17h, acontece no Plenário do Tribunal, no primeiro andar do edifício-sede, situado na Rua Barão de Jagura, 901. Entre inúmeras autoridades e personalidades esperadas para o evento está o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton de Moura França. A cerimônia será conduzida pelo atual presidente do TRT, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo.

Também assumem seus cargos os demais representantes da Direção do TRT da 15ª: os desembargadores Luiz Antonio Lazarim (vice-presidente administrativo), Eduardo Benedito de Oliveira Zanella (vice-presidente judicial), e Flavio Allegretti de Campos Cooper (corregedor regional). Durante a solenidade serão empossados ainda os novos dirigentes da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV). Os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos e Fernando da Silva Borges passam a ser, respectivamente, diretor e coordenador da Escola. A nova equipe que comandará os destinos da 15ª Região nos próximos dois anos foi eleita no último dia 6 de novembro, em votação da qual participaram 35 desembargadores.

O desembargador Sotero, que já foi corregedor regional da Corte, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Exerceu a advocacia entre 1981 e 1988, ano em que foi aprovado em concurso para o cargo de procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região, onde chegou a procurador-chefe da PRT (Procuradoria Regional do Trabalho).

Pelo Quinto Constitucional do MPT, foi nomeado desembargador do Tribunal em 1994, tendo atuado no Tribunal Superior do Trabalho (TST) como magistrado convocado. Foi ainda diretor da Ematra XV. Integrou a banca de concursos para magistratura do TRT, além de participar como palestrante, debatedor e conferencista em vários congressos. É autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas.

O desembargador é especialista em Direito Processual Civil, no Curso de Aperfeiçoamento e Especialização "Dom Agnelo Rossi", na Faculdade de Direito da PUC - Campinas, e mestre em Direito do Trabalho, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador, pelo Tribunal Superior do Trabalho, em 1998. 

Entre outras atividades no mundo jurídico, participou da obra coletiva "Fundamentos do Direito do Trabalho - estudos em homenagem ao Ministro Milton de Moura França", LTr (2000) e da obra "Direito Coletivo do Trabalho em uma Sociedade Pós-Industrial - Estudos em homenagem ao Ministro Antônio José de Barros Levenhagen", LTr (2003), sendo de sua autoria os capítulos "Acordo e Convenção Coletiva de Trabalho" e "As Centrais Sindicais Brasileiras", respectivamente. Exerceu a função de Auxiliar do Primeiro Cartório de Notas de Campinas (1970/1974) e foi escrevente habilitado do Primeiro Ofício de Campinas. Atuou ainda como professor-orientador da Assistência Judiciária "Dr. Carlos Foot Guimarães", da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982/1989).

Unidade Responsável:
Comunicação Social