Estudantes de Direito conhecem parte da rotina e das instalações do TRT
Cerca de 60 estudantes de Direito visitaram ontem (17/9) o TRT da 15ª Região. Foram aproximadamente 35 alunos do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI/UNIP) e 25 da Faculdade de Jaguariúna (FAJ), acompanhados, respectivamente, pela professora Denise de Souza Ribeiro - que leciona as disciplinas Direito Processual Civil, Prática Jurídica, Direito Ambiental e Direito Empresarial - e pela professora Maria Cláudia Jonas Fernandes, responsável pelas disciplinas Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Recepcionados por servidores da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal, os visitantes receberam exemplares do Boletim Informativo do TRT - publicação que traz dados sobre a composição, a organização e o funcionamento do Regional Trabalhista -, do Caderno de Doutrina e Jurisprudência e de uma cartilha que também contém informações sobre a Corte, os dois últimos editados pela Ematra XV. Em seguida, no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1ºandar do edifício-sede do Tribunal, no Centro de Campinas, assistiram a um vídeo institucional sobre a Justiça do Trabalho da 15ª Região, produzido pelo Serviço de Comunicação Social do TRT, e a uma palestra sobre as atribuições das seções especializadas e da composição plena do Regional, ministrada pelo subsecretário do Tribunal Pleno, Márcio das Virgens Caiado.
Ainda no Plenário, assistiram à sessão da 1ª Seção de Dissídios Individuais (SDI), presidida pelo desembargador federal do trabalho Carlos Roberto do Amaral Barros. Os estudantes acompanharam o julgamento de vários processos de habeas corpus e mandado de segurança, entre outros, incluindo as sustentações orais feitas pelos advogados.
Em seguida, no Fórum Trabalhista de Campinas, também no Centro da cidade, os universitários conheceram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal (CMAC).
De volta ao edifício-sede do Tribunal, o grupo foi recebido pelo presidente da Corte, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, em seu gabinete. O magistrado discorreu sobre as atribuições da Presidência, que, além de uma série de competências de caráter administrativo, inclui, entre outras atividades, a instrução dos dissídios coletivos de greve e os despachos e decisões em precatórios.
Quanto à pergunta de uma estudante, sobre qual teria sido a maior realização de sua gestão, Araújo não teve dúvida – a aproximação da Justiça do Trabalho da 15ª com a população jurisdicionada. Como exemplo, o desembargador citou a inauguração das Varas Itinerantes. Já estão em funcionamento uma em Américo Brasiliense, na região de Araraquara, e outra em Pedreira. Até o final da gestão, serão inauguradas outras quatro, em Jaguariúna, Morro Agudo, Igarapava e Pereira Barreto.
- 4 visualizações