Lançadas pedras fundamentais em Bebedouro e Barretos

Conteúdo da Notícia

Foram lançadas na última sexta-feira (10/10) em Bebedouro e Barretos as pedras fundamentais dos novos prédios da Justiça do Trabalho nesses municípios. Os eventos contaram com a presença do presidente do TRT, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo. Nos respectivos municípios participaram das solenidades os prefeitos Hélio de Almeida Bastos (Bebedouro) e Emanoel Mariano de Carvalho (Barretos), além das magistradas Fernanda Cavalcanti Varzim Gaetano e Ana Paula Alvarenga Martins, titulares das Varas do Trabalho de Bebedouro e Barretos, respectivamente. O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Wilson Pocidonio da Silva, compareceu às duas cerimônias, que também reuniram os principais representantes do meio jurídico e de vários setores das comunidades locais.

Bebedouro

Em Bebedouro também compareceram os advogados Cássio Benedicto, presidente da subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Roberto Joaquim dos Reis, relator do Tribunal de Ética da OAB e ex-presidente da entidade no município, e Carlos Luis Galvão Moura, conselheiro estadual da Ordem. Também esteve presente o vereador Gilberto Basile, representando a Presidência da Câmara Municipal.

Em seu discurso o advogado Cássio Benedicto ressaltou os "relevantes esforços" do presidente do TRT e da comunidade de Bebedouro que irão concretizar um complexo jurídico praticamente inédito na região, uma vez que a obra reunirá em uma mesma área geográfica a Justiça do Trabalho e o Judiciário Estadual. Vizinho às futuras instalações da Vara do Trabalho (VT) também fica o espaço que congrega a Casa do Advogado e a sede da OAB.

O advogado Paulo Roberto Joaquim dos Reis discursou em seguida, dizendo que a cerimônia marcava a história do Judiciário da cidade. "Este é um dia muito importante para o meu coração", exclamou. Ele destacou que a data é um marco que coroa os esforços de todas as forças que proporcionaram a viabilização da obra que começa a se concretizar.

O desembargador Luiz Carlos ressaltou o apoio recebido da comunidade local, que custeará os projetos iniciais do prédio, apressando o término da construção, previsto para o final do ano que vem. A maior parte dos custos da construção será bancada com recursos oriundos de um convênio entre o TRT e o Banco do Brasil. O magistrado destacou que, graças a esses esforços, "estamos melhorando as condições para a comunidade jurídica que freqüenta nossos espaços".

A placa foi descerrada pelo presidente do Tribunal, pelo prefeito Hélio de Almeida Bastos e pelo advogado Paulo Roberto Joaquim dos Reis.

Barretos

Em Barretos, a cerimônia foi prestigiada ainda pela juíza auxiliar da VT local, Conceição Aparecida Rocha de Petribu Faria; pelo presidente da 7ª Subsecção da OAB, Julio Eduardo Addad Samara; e por vários responsáveis por pastas da Administração Municipal, entre eles, o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Roberto Arutim. Também compareceu ao evento o vereador Luiz Carlos Anastácio, conhecido como Paçoca. O parlamentar, que representou o presidente da Câmara Municipal, foi o proponente do título de Cidadão Emérito recebido horas depois pelo presidente do TRT da 15ª Região.

O desembargador Luiz Carlos e o prefeito Emanoel Mariano de Carvalho descerraram a pedra fundamental em Barretos.

Ao ser convidado para proferir o primeiro discurso, Arutim lembrou que a parceria que está redundando no novo prédio teve início ainda na posse do desembargador Luiz Carlos. Naquela ocasião, ele e o secretário executivo da Associação Comercial e Industrial de Barretos (ACIB), José Carlos Firmino, presentearam o presidente com um chapéu e um jogo de facas. Um dos resultados da parceria, recordou o secretário, foi a realização do XIII Congresso de Direito do Trabalho Rural nas dependências do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb). O secretário também agradeceu à instituição de ensino, que agora é responsável pelos projetos iniciais do novo espaço da Vara Trabalhista.

O prefeito Emanoel destacou que o momento era marcado por alegria, pela oportunidade de participar do lançamento da pedra, logo após a cidade comemorar a inauguração de um novo fórum da Justiça Estadual, bem ao lado do terreno em que será construído o prédio da Justiça do Trabalho. Lembrou ainda que a solenidade traz a marca do compromisso de apressar a construção. “Como no fórum estadual, vamos concretizar a obra aqui também", antecipou.

Em seu discurso, o presidente do TRT enfatizou que os editais das primeiras etapas das construções em Barretos e Bebedouro serão publicados ainda este mês. O magistrado foi muito aplaudido quando previu que as obras deverão ser entregues já no final do próximo ano. "A Justiça do Trabalho estará cercada de ótimos vizinhos, com mais conforto." O público também comemorou quando o presidente disse que o pedido de criação de uma segunda VT para Barretos já está incluído em anteprojeto a ser enviado brevemente ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social