Morro Agudo comemora inauguração de unidade itinerante
Em um clima de muita festa, foi inaugurada ontem (20/10) a Unidade Itinerante da Justiça do Trabalho de Morro Agudo. O evento contou com a presença de inúmeras autoridades e personalidades da comunidade jurídica local e regional e de outros setores da sociedade. Entre elas estavam o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, e o prefeito morroagudense Gilberto César Barbeti, acompanhado de praticamente todo o secretariado municipal.
Um dos pontos altos do evento foi a realização da audiência inaugural do posto avançado trabalhista, presidida pelo juiz titular da Vara do Trabalho de Orlândia (que detém a jurisdição de Morro Agudo), José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva. Nela, as partes – uma empresa ligada ao agronegócio e o reclamante – chegaram a um acordo, mediado pelo magistrado.
A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Roberto Berti; do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Wilson Pocidonio da Silva; do presidente da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Orlândia, Luiz Eugênio Marques de Souza; da representante regional em Ribeirão Preto da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, representando a Presidência da entidade; do diretor do Fórum Trabalhista de Araraquara, juiz Sérgio Milito Barêa, e da juíza substituta Ana Maria Garcia, que também atuará na Vara Itinerante de Morro Agudo.
Evento foi marcado pela comemoração e pela emoção
Durante a cerimônia, o advogado e professor José Milton Guimarães declamou uma poesia em homenagem ao trabalhador, a qual concluiu afirmando que o “dr. Luiz Carlos é um trabalhador que muito faz por nossa Pátria”. Em seu discurso, o juiz José Antônio disse sentir “uma grande honra em ver nascer a Justiça do Trabalho de Morro Agudo” e enfatizou a qualidade do atendimento que a Justiça do Trabalho procura oferecer. “Prestamos à população o melhor serviço possível.” O magistrado concluiu agradecendo os esforços do presidente do Tribunal e do prefeito. Gilberto Barbeti, por sua vez, destacou a palavra “vontade” como sendo a marca do breve processo que redundou no resultado que ali estava sendo comemorado. “Quando há vontade e luta as coisas acontecem”, disse.
O desembargador Luiz Carlos destacou a presteza com que o Poder Público municipal e todos os envolvidos conseguiram entregar o prédio em perfeitas condições para o funcionamento da unidade. Para ele, com essa união “oferecemos algo a mais para os moradores do município”. Araújo lembrou também que, em recente correição realizada no TRT, o ministro-corregedor João Oreste Dalazen destacou como sendo uma iniciativa louvável a criação de varas do trabalho itinerantes. O desembargador defendeu ainda que “a Justiça tem que estar mais perto do homem”.
Muito emocionado, o presidente lembrou suas ligações afetivas com a cidade, onde estão enterrados seus avós maternos. Durante a cerimônia ele foi homenageado por sua prima, Maria Aparecida de Oliveira Rizzo, que, em nome de todos os munícipes, lhe entregou uma cesta com produtos oriundos de trabalhos sociais desenvolvidos no município.
Presidente também visita obras
Ao final do evento de Morro Agudo, o desembargador Luiz Carlos de Araújo, acompanhado do juiz Wilson Pocidonio da Silva, visitou as obras do futuro Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto. Ali o presidente constatou que já foram concluídos cerca de 50% dos trabalhos, atualmente em fase de concretagem. O presidente demonstrou muita satisfação ao ser informado de que não havia sido registrado nenhum acidente na construção nos últimos 202 dias. Segundo o engenheiro Fauler Lázari, responsável pela fiscalização da obra, a entrega do prédio está prevista para meados de junho do próximo ano.
- 11 visualizações