Novo prédio da VT de Cruzeiro deverá estar concluído em 2009
Foi lançada no último dia 3 de novembro a pedra fundamental do novo prédio da Vara do Trabalho (VT) de Cruzeiro, município situado no Vale do Paraíba. Durante o evento, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, adiantou que a obra deverá ser entregue em meados de julho do próximo ano.
O evento contou ainda com a presença da titular da VT, juíza Laura Bittencourt Hinz; do presidente da Subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Pedro Emílio May; do prefeito de Cruzeiro, Celso Lage; e de sua sucessora, a prefeita eleita Ana Karen Dias de Almeida Andrade. Também compareceram várias autoridades ligadas aos três poderes, personalidades do mundo jurídico e empresarial, além de representantes de entidades sindicais ligadas a trabalhadores e empregadores, entre outros.
Em seu discurso o advogado Pedro Emílio May recordou o empenho da OAB e do Judiciário Trabalhista da 15ª visando à conquista de um novo espaço para a VT."E agora vem esse grande presente", comemorou. Para May todos serão beneficiados, em especial os mais carentes. Ele concluiu afirmando ter a certeza “de que em um futuro bem próximo estaremos novamente aqui para a sua inauguração.”
A juíza Laura Bittencourt Hinz descreveu a solenidade como “um momento simbólico muito importante para a cidade de Cruzeiro” A magistrada enfatizou que de janeiro a outubro deste ano já foram ajuizados na Vara Trabalhista 1.339 novos processos. Em 2007, no mesmo período, entraram 1.011 ações. Segundo ela, foram pagos R$ 3.292.597,61 em dívidas trabalhistas neste ano. Em outro ponto de seu discurso a juíza Laura disse que “o presidente Luiz Carlos aceitou o desafio, aplicando política pública adequada”. A juíza também defendeu o direito de as partes serem recebidas em um ambiente agradável e aprazível.
O prefeito Celso Lage, por sua vez, assinalou que o novo espaço traz benefícios não só para Cruzeiro, mas para toda a região. Lembrou que a doação do terreno, foi concretizada em 1992, quando chefiou o Executivo pela primeira vez. “Acredito que em breve teremos o início desta magnífica obra.”, exclamou.
Já o desembargador Luiz Carlos iniciou seu discurso transmitindo um abraço do ministro Antonio José de Barros Levenhagen, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que “gostaria muito de estar presente”. Levenhagen foi o primeiro presidente da então Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara Trabalhista) de Cruzeiro, ali permanecendo de março de 1987 até janeiro de 1993. O presidente prosseguiu falando de sua alegria em estar na cidade. Destacou que a futura construção do prédio é mais um fruto da “parceria inestimável” entre o TRT, os bancos oficiais (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e as prefeituras, minimizando os efeitos da escassez de recursos destinados à 15ª Região.
Para o desembargador os resultados obtidos em sua gestão são fruto de austeridade, seriedade e eficiência. Tudo isso, segundo Araújo, em prol da solução de conflitos sociais. O magistrado também destinou uma “palavra especial” aos juízes e servidores que atuam em Cruzeiro, “que com muito empenho têm superado todas as dificuldades.” O presidente conclui afirmando que “não se trata apenas de lançar uma pedra aqui hoje; o dinheiro já está reservado e a planta desenhada. Esperamos entregar a obra concluída em meados de julho do próximo ano".
- 3 visualizações