Presidente do Tribunal recebe homenagem da Polícia Militar

Conteúdo da Notícia

No dia em que comemorava seu 107º aniversário de instalação, o 8 Batalhão de Polícia Militar do Interior (8 BPM/I) condecorou na manhã desta sexta-feira, 8 de agosto, várias personalidades da região de Campinas com a Medalha Comemorativa do Centenário do Batalhão. Um dos homenageados foi o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, que recebeu a Medalha das mãos do deputado federal Guilherme Campos (DEM/SP).

Instituída pelo Decreto Estadual 45.985, de 2001, por ocasião dos cem anos do 8 BPM/I, a honraria é um reconhecimento aos serviços prestados pelos agraciados ao Estado de São Paulo e à população paulista, em especial, como destaca o decreto, “na elevação do nome da Polícia Militar”. Atualmente localizado na Avenida João Jorge, região central de Campinas, o 8 BPM/I foi instalado em 8 de agosto de 1901 na capital paulista, na Rua do Quartel, hoje Rua 11 de Agosto. Sua transferência para Campinas ocorreria 40 anos depois.

Podem receber a Medalha tanto personalidades civis e militares, como instituições públicas e privadas. Este ano, além do desembargador Luiz Carlos, estavam entre os condecorados o reitor da PUC-Campinas, padre Wilson Denadai; o comandante do Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), coronel PM Eliziário Ferreira Barbosa; o presidente da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Wilson Ferreira Júnior; e o diretor de Jornalismo da Rádio CBN Campinas, Edílson Damas, além de vários líderes políticos da região.

Entre as autoridades que assistiram ao evento estava o Chefe do Estado Maior da 11ª Brigada de Infantaria Leve do Exército - sediada em Campinas -, coronel Carlos Alberto Borges Teixeira. Do TRT da 15ª compareceram o desembargador Edmundo Fraga Lopes e o juiz auxiliar da Presidência da Corte, Wilson Pocidonio da Silva, além do titular da Vara do Trabalho de Indaiatuba, Luiz José Dezena da Silva.

A solenidade foi encabeçada pelo subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Daniel Barbosa Rodrigueiro. Em seu discurso, ele destacou a grandiosidade da PM paulista, “o terceiro maior exército da América Latina, com 93 mil integrantes, entre homens e mulheres”. Segundo o coronel, os 15 helicópteros da corporação fazem dela a segunda maior detentora desse tipo de equipamento no mundo, atrás apenas da polícia francesa, que tem 21. “Até 2011, de acordo com o cronograma de aquisições já previsto, igualaremos este número”, antecipou o subcomandante.

Doação do TRT permite avanço à PM

Graças a uma doação de computadores – incluindo monitores, teclados e mouses – feita pelo TRT da 15ª em janeiro deste ano, a Escola de Formação de Soldados PM, instalada nas dependências do 8 BPM/I, conseguiu montar uma sala de informática, capaz de atender a 15 soldados simultaneamente. A Escola serve a todo o CPI-2 – são cerca de 40 municípios do estado, incluindo, além de Campinas, cidades como Jundiaí, Bragança Paulista, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Valinhos, Indaiatuba, Vinhedo, Itatiba e Paulínia.

Segundo o coordenador da Escola, tenente André Luiz Pacheco, os micros possibilitaram um avanço importante no treinamento e aperfeiçoamento dos policiais, sobretudo no que diz respeito ao domínio da tecnologia de informática embarcada nos veículos da PM. “Antes, os soldados aprendiam a lidar com os laptops usados nas viaturas por meio de imagens projetadas. Eram aulas virtuais. Não era o ideal. Agora podemos simular nos computadores da sala de informática, de maneira praticamente idêntica ao que ocorre no dia-a-dia do policial, todas as operações executadas nos laptops”, comemora o tenente. “A única diferença está no tipo de equipamento usado.”

Ao visitar a Escola, logo após a solenidade de entrega da Medalha do Centenário, o presidente do TRT expressou seu contentamento:

- Eu me sinto muito honrado e satisfeito em ter podido contribuir para tornar realidade algo que está ajudando de maneira tão concreta e efetiva a Polícia Militar de nosso estado, celebrou o desembargador Luiz Carlos de Araújo.

Os computadores da sala estão instalados em rede, inclusive, com acesso a todos os programas de utilização da Polícia Militar. A partir deles é possível, por exemplo, controlar a distribuição das viaturas do 8 BPM/I. Pode-se, também, por intermédio da Pesquisa da Base Criminal, acessar a ficha criminal de uma pessoa que esteja sendo averiguada.

Unidade Responsável:
Comunicação Social