Presidente do TRT recebe título em Barretos e inspeciona obras na região
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, que é natural de Barretos, recebeu na última sexta-feira (10/10) o título de Cidadão Benemérito, outorgado pela Câmara Municipal daquele município. A homenagem foi proposta pelo vereador Luiz Carlos Anastácio, conhecido como Paçoca. No dia seguinte, o desembargador aproveitou a viagem para inspecionar as obras dos Fóruns Trabalhistas em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto
Homenagem
Entre inúmeras personalidades, estiveram presentes à homenagem o vice-presidente Judicial do TRT, desembargador Renato Buratto, e seu colega de Corte, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, presidente da 5ª Câmara do Tribunal. Também prestigiaram o evento o juiz auxiliar da Presidência do Regional, Wilson Pocidonio da Silva, e os magistrados Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, titular da Vara do Trabalho (VT) de Campo Limpo Paulista, e Alberto Cordero Donha, titular da 2ª VT de Franca.
Além do homenageado, compuseram a mesa diretora dos trabalhos o presidente da Casa, vereador Ezisto Hélio Fernandes Césari, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Agricultura de Barretos, Roberto Arutim, representando o prefeito Emanoel Mariano de Carvalho; o desembargador Renato Buratto, o juiz Wilson Pocidonio da Silva, o gerente Regional do Trabalho e Emprego em Barretos, Mário Henrique Scannavino; o advogado Leandro Anastácio, do Sindicato da Alimentação de Barretos, e o professor Waldemar Martins, um dos fundadores das Faculdades São Luis, de Jaboticabal, e primo do desembargador Luiz Carlos.
Em sua manifestação inicial, o vereador Ezisto destacou que ele e todos os seus colegas sempre acalentam um sentimento de valorização da cidadania quando alguém é homenageado pela Câmara, “mas, no caso do desembargador Luiz Carlos, foi uma imperiosa necessidade de cumprir nossa obrigação”. Ele descreveu o presidente do TRT como “um ilustre barretense, pessoa merecedora de todo o nosso respeito e admiração”.
O vereador Paçoca lembrou as origens do homenageado, cujo pai foi um modesto operário. O parlamentar destacou que o desembargador “leva o nome da nossa cidade dirigindo um tribunal da maior importância”. O proponente da homenagem descreveu o magistrado como uma pessoa simples que mostrou um carinho pelos trabalhadores não só de Barretos, mas de todo o Estado. “Ele defende seu ponto de vista sempre com amor e buscando a conciliação. É um orgulho para toda Barretos tê-lo no Tribunal.” Em seguida, o vereador entregou o diploma ao presidente do TRT.
Em seu discurso de agradecimento o desembargador Luiz Carlos enfatizou que o Tribunal realmente possui a marca das pessoas que o compõem, muitas delas de origem humilde. Ele destacou que o TRT tem empreendido uma verdadeira cruzada, buscando oferecer o melhor atendimento possível à população. Para ele, o Poder Público deve procurar alternativas que melhor atendam às necessidades da comunidade. O magistrado destacou ainda o apoio que vem recebendo da grande maioria dos juízes e servidores da 15ª.
Em relação à homenagem, o magistrado disse que se sentia “imensamente recompensado”. Ele recordou que, “inspirado neste ar e nestas terras férteis, comecei a formar meu caráter e personalidade”. O homenageado renovou seu compromisso de fazer mais e melhor pelo trabalho. Ao lembrar que é um barretense nato, o magistrado ressaltou que a homenagem recebida é um afago no ego. “Ser duas vezes filho de Barretos é um privilégio para poucos.”
Antes do encerramento da sessão o professor e poeta Waldomiro Martins declamou um “carrossel de poemas”, concluído com “Vou-me embora pra Passárgada”, de Manuel Bandeira.
- 6 visualizações