Segunda instância também participa da Semana da Conciliação do TRT 15

Conteúdo da Notícia

Desembargadores e juízes convocados no Tribunal também se engajaram no esforço concentrado promovido pelo TRT da 15ª Região na semana de 8 a 12 de setembro para pôr fim a litígios trabalhistas por meio da composição entre as partes. Além das sessões ordinárias, cerca de cem audiências extras de conciliação foram realizadas ao longo da semana nas 12 Câmaras que compõem a 2ª Instância do Regional, com o fechamento de vários acordos. Em alguns casos, os litigantes não homologaram acordos, mas saíram das audiências com propostas concretas de entendimento, a serem encaminhadas a juízo posteriormente, por petição dos advogados.

Participaram do movimento conciliatório da 15ª os desembargadores Laurival Ribeiro da Silva Filho, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, Luiz Antonio Lazarim, Nildemar da Silva Ramos, Luiz Roberto Nunes, Lorival Ferreira dos Santos, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, Edmundo Fraga Lopes, Tereza Aparecida Asta Gemignani, Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla e Susana Graciela Santiso, além dos juízes convocados Telma Helena e Regina Monegatto.

Esta é a segunda iniciativa do TRT da 15ª Região este ano visando ampliar o número de conciliações na Justiça do Trabalho. Movimento semelhante foi promovido pelo Regional na semana de 12 a 16 de maio, tendo como tema o Dia do Trabalho. Durante o evento, que envolveu as 153 Varas do Trabalho da 15ª e o próprio Tribunal, foram realizadas 12.556 audiências, das quais 6.075 resultaram em acordo, o que representou um índice de sucesso de 48,4%.

O atual movimento conciliatório é uma homenagem ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. O movimento busca ajudar trabalhadores e empregadores a compor acordos não só nos processos que estão na chamada fase de conhecimento – quando são produzidas as provas, anteriormente à sentença –, mas também nos que já estão em execução, após a sentença ter transitado em julgado, e mesmo nos que se encontram na 2ª Instância, para julgamento de recurso, entre outros.

Unidade Responsável:
Comunicação Social