1ª Vara do Trabalho de Campinas completa 65 anos
A 1ª Vara do Trabalho de Campinas completa hoje, 6 de maio, 65 anos de funcionamento. Segundo informações do Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cemac) do TRT da 15ª Região, a VT foi instalada em 6 de maio de 1944, no número 514 da Rua Costa Aguiar, no Centro da cidade, exatamente um mês antes do Dia D, talvez a data mais importante da 2ª Guerra Mundial, quando tropas aliadas desembarcaram nas praias da Normandia para libertar a França da ocupação nazista. Foi uma das primeiras unidades da Justiça Trabalhista brasileira instaladas numa cidade que não era capital de estado.
A então 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Campinas - a denominação atual só seria adotada em 2002, com a extinção da representação classista na Justiça do Trabalho - teve como primeiro presidente o juiz Abraão Blay. Os vogais, futuramente denominados juízes classistas, eram Agenor Araújo, pelos empregadores, e José de Oliveira Matias, pelos empregados. Presidida atualmente pelo juiz Carlos Eduardo Oliveira Dias, a Vara funciona hoje, junto com as atuais outras 11 VTs de Campinas, no novo Fórum Trabalhista da cidade, inaugurado em novembro passado, na Avenida Engenheiro José de Souza Campos, conhecida como Norte-Sul.
Entre as autoridades presentes à solenidade de inauguração em 1944 estava Oscar de Oliveira Carvalho, presidente do Conselho Regional do Trabalho em São Paulo, órgão do Poder Executivo a que a JCJ estava subordinada à época - a Justiça do Trabalho só se tornaria órgão do Poder Judiciário em 1946.
Por Luiz Manoel Guimarães
- 39 visualizações