Advogados participam de encontro sobre SUAP na sede do Tribunal

Conteúdo da Notícia

Um público majoritariamente composto por advogados participou na manhã de hoje (14/4) de um encontro no auditório da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), em que foram feitas apresentações e respondidos questionamentos sobre o Sistema Unificado de Administração de Processos da Justiça do Trabalho (SUAP-JT). A implantação, pioneira no País, das primeiras funcionalidades do sistema está prevista para 1º de maio, no Fórum Trabalhista de Paulínia, município próximo a Campinas

O evento contou com a presença do presidente do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, e da presidente da Subsecção de Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tereza Nascimento Rocha Dóro. Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente administrativo da Corte, desembargador Luiz Antonio Lazarim, que também preside a Comissão de Informática do TRT. Compareceram ainda os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, diretor da Ematra, e Edmundo Fraga Lopes, presidente da 2ª Turma e da 3ª Câmara do Tribunal, além dos juízes titulares das Varas do Trabalho (VTs) de Paulínia: Maria Inês Corrêa de Cerqueira Cesar Targa ( 2ª VT), diretora do Fórum Trabalhista, e Ricardo Regis Laraia, da 1ª VT.

No início das atividades, o desembargador Lazarim destacou que a reunião, “até um pouco informal”, seria amplamente esclarecedora. Segundo ele, os advogados estarão entre os maiores beneficiados com a novidade. O desembargador Sotero, por sua vez, ressaltou que os advogados também são parceiros para o sucesso da inovação. Para ele, é normal que haja alguns percalços no caminho para a instalação do SUAP, cujo calendário está a cargo do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Ele conclamou os participantes a compreenderem eventuais contratempos na entrada em operação do sistema, que, caso ocorram, não significarão nenhum obstáculo à sua viabilidade.

O evento contou ainda com uma palestra do juiz Laraia sobre o processo eletrônico, que é regido pela lei 11.419/06. Ele evidenciou as qualidades das novas tecnologias no Judiciário, fazendo um paralelo com os avanços no setor bancário. Nele, segundo o magistrado, são feitas operações e consultas a distância que antigamente eram muito trabalhosas e demoradas, exigindo a presença física dos clientes nas agências. “Mudará a maneira de nos relacionarmos com o processo”, comemorou. Em outra palestra, a servidora Lara de Paula Jorge, da Equipe de Requisitos do SUAP, explicou detalhes sobre o primeiro módulo do sistema, que englobará as atividades relacionadas ao peticionamento e à distribuição.

Após as exposições, a juíza Maria Inês garantiu que ela, juntamente com outros magistrados, e os servidores das unidades estarão “presentes o tempo todo para auxilar os senhores a resolver qualquer problema que surja”. Ela enfatizou que a 15ª foi escolhida para ser a pioneira na implantação da ferramenta, entre outros motivos, pela “qualidade excepcional de seus técnicos”. A advogada Tereza Dóro, mesmo externando algumas preocupações sobre o novo sistema, assegurou que ela e seus colegas se esforçarão para que o SUAP "dê certo o mais rapidamente possível”. Em seguida, os desembargadores Sotero e Lazarim, os magistrados Maria Inês e Laraia, a servidora Lara e o diretor de informática do TRT, Marcos Antônio Camilo de Camargo, responderam às perguntas do púbico.

Por José Francisco Turco

Unidade Responsável:
Comunicação Social