BB faz reunião na 15ª sobre o pagamento eletrônico de depósitos judiciais

Conteúdo da Notícia

Diretores das secretarias das Varas do Trabalho de Campinas e seus assistentes participaram na manhã de hoje (24/4), no 15º andar do Fórum Trabalhista da cidade, de uma reunião com representantes do Banco do Brasil para avaliar o serviço de emissão e pagamento eletrônico de guias de depósitos judiciais, implantado no TRT da 15ª em fevereiro deste ano. A medida, que tornou obrigatório, no âmbito do Regional, o uso da guia padrão disponibilizada no portal do TRT na Internet, veio dar cumprimento à Instrução Normativa nº 33 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de 12 de junho de 2008, que regulou a troca de arquivos eletrônicos entre os órgãos da Justiça do Trabalho de todo o País, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, para efetivação desses depósitos.

Uma iniciativa da gerente do Setor Público Campinas do Banco do Brasil, Anemari Oliveira, e da gerente de Relacionamento da instituição, Iracy Antunes, o encontro contou também com a presença do vice-presidente administrativo do Tribunal, desembargador Luiz Antonio Lazarim, representando o presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, que participava, em Brasília, de sessão ordinária do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Também estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência do TRT, Edison dos Santos Pelegrini, o juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa, Claudinei Sapata Marques, o diretor de Informática, Marcos Antonio Camilo de Camargo, e uma das integrantes da Equipe de Requisitos do Sistema Unificado de Administração de Processos da Justiça do Trabalho (SUAP-JT), Marly Mizota.

Na abertura do encontro, o gerente regional de Governo do Banco, Ricardo Massarente, esclareceu que a intenção do BB, em conformidade com a sua nova política de atendimento, é prestar todo o apoio necessário à correta utilização do sistema. O TRT da 15ª é pioneiro na implantação do serviço, que deverá, numa segunda fase, possibilitar também a emissão e pagamento eletrônico de alvarás, depósitos recursais e outros.

Em seguida, Thiago Garcia, da Diretoria de Governo do Banco, esclareceu as dúvidas dos servidores que operam o sistema e ouviu sugestões visando ao seu aprimoramento. A partir das necessidades apontadas pelos diretores de secretaria das Varas, Thiago se comprometeu a orientar o Banco a exigir do depositante o preenchimento do número completo do processo ao qual será vinculado o depósito, como meio de assegurar a identificação da unidade judicial de origem.

Outra sugestão, apresentada pelo desembargador Lazarim, é a de que o sistema seja adaptado para permitir a efetuação dos depósitos judiciais também nos finais de semana e feriados, em casos de urgência. O vice-presidente administrativo do TRT manifestou ainda preocupação quanto à adaptação do sistema após a entrada em operação do SUAP-JT, prevista para o próximo mês de maio.

Segundo Ricardo Massarente, esta foi a primeira de muitas reuniões que o Banco do Brasil pretende realizar por toda a 15ª visando aperfeiçoar o sistema e avançar na interligação com o Tribunal. “O importante é que esse contato se mantenha e se amplie, com vistas à constante melhoria do serviço, do atendimento ao jurisdicionado e do relacionamento do Banco com a Justiça do Trabalho”.

Por Patrícia Sousa

Unidade Responsável:
Comunicação Social