Centro de Memória do TRT da 15ª participa da Virada Cultural em Campinas

Conteúdo da Notícia

O Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT da 15ª Região participa neste final de semana da Virada Cultural de Campinas. O evento, que começa às 18 h deste sábado (12/9), durará 24 horas ininterruptas, preenchidas com apresentações artísticas e outras atrações, nos mais variados pontos da cidade.

Durante a Virada, o CMAC funcionará no domingo, 13, das 10 às 16 h. Pela manhã, estará presente no Centro, acompanhando as atividades, o desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, vice-presidente judicial do Tribunal e presidente da Comissão de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho da Corte. O CMAC fica no pavimento térreo da Sede Administrativa do TRT, na Rua Dr. Quirino, 1.081, esquina com Rua Conceição.

A programação da Virada foi preparada pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Além de espaços culturais de visitação, serão oferecidos ao público uma variedade de shows musicais, como sertanejo, clássico e popular, entre outros. Para isso, foram criados festivais denominados: Música Popular Brasileira, Forró, Noite da Seresta, Jazz, Música Instrumental, Música Sertaneja, Black Music e Parque das Águas.

Instituído pelo Tribunal em 2004, o Centro de Memória oferece à comunidade científica e à sociedade em geral um serviço de organização, preservação e acesso à memória da Corte e do Judiciário Trabalhista nacional. Seu acervo – composto por processos, livros, revistas, boletins, registros fotográficos, fitas de áudio e vídeo, vestuários e outros objetos – retrata a organização da Justiça do Trabalho e do trabalhador brasileiro desde a criação do Conselho Nacional do Trabalho – precursor do Tribunal Superior do Trabalho –, em 1930, até o momento atual.

Ali estão disponíveis milhares de sentenças judiciais que retratam temas como movimentos de classe, exploração de mão de obra infantil, crimes cometidos contra lavradores e operários, demissões políticas e episódios de repercussão, por exemplo. Em seu atendimento normal, o Centro de Memória fica aberto ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 12 h às 18 h. Todos os serviços são gratuitos.

Por José Francisco Turco

Unidade Responsável:
Comunicação Social