Coletores de pilhas e baterias são nova iniciativa ambiental do TRT
O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, inaugurou hoje, 29/4, na Secretaria Judiciária do Tribunal – no andar térreo do edifício-sede da Corte com entrada pela Avenida Francisco Glicério, 860, junto ao hall dos elevadores –, um coletor de pilhas e baterias usadas. Outro coletor de mesma natureza será instalado no Fórum Trabalhista da cidade, na Avenida José de Souza Campos, conhecida como Norte-Sul, nº 422, e um terceiro será colocado no pavimento térreo do Tribunal que tem acesso pela Rua Barão de Jaguara, 901, no Centro de Campinas. Mensalmente o material coletado será recolhido pelo Departamento de Limpeza Urbana de Campinas.
O desembargador Sotero destacou a importância de os trabalhadores, empregadores e a sociedade em geral terem conhecimento de que a Corte está engajada na preservação ambiental. Por sua vez, a diretora da Secretaria Judiciária e presidente da Comissão Ambiental do TRT, Regina Célia Ramires Chiminazzo, ressaltou que o descarte de pilhas e baterias em local adequado é um procedimento fundamental para "evitar que o solo, lençóis freáticos, rios e lagos sejam contaminados com metais pesados".
Também compareceram à cerimônia o desembargador Luiz Roberto Nunes, da 1ª Câmara do Tribunal, designado pelo presidente do TRT para ser o magistrado responsável pelo acompanhamento dos trabalhos da Comissão Ambiental, e os servidores Adriana Martorano Amaral Corchetti, diretora da Secretaria Administrativa do TRT, e Pedro Luiz Borges Júnior, assistente-chefe do Setor de Multimídia, que também integram a Comissão, como titular e suplente, respectivamente.
Coleta seletiva
Outra iniciativa do TRT para a preservação do meio ambiente, também implementada por intermédio da Comissão Ambiental, foi a instalação, em cada uma das aproximadamente cem unidades da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Fóruns e Varas Trabalhistas), de recipientes coloridos para coleta seletiva de resíduos recicláveis – papéis, metais, vidros e plásticos. No total, foram colocados quase 1.300 recipientes. Os materiais recolhidos são periodicamente entregues a uma associação local de catadores. Em cada Fórum ou Vara foi criada uma comissão ambiental local, composta por três servidores e à qual foi delegada a responsabilidade de acompanhar a coleta seletiva em sua respectiva unidade.
A Comissão Ambiental do TRT tem como principais atribuições planejar, elaborar e acompanhar a implementação de medidas, com fixação de metas anuais, visando à preservação e recuperação do meio ambiente no âmbito do Regional. Também compõem a Comissão os servidores Sérgio Vilas Boas, do Setor de Transportes, como titular, Fernanda Babini, assessora de Licitações, e Marco Antônio Fernandes, diretor do Serviço de Controle Interno, na condição de suplentes.
Por Luiz Manoel Guimarães e José Francisco Turco
- 5 visualizações