Começa hoje o IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho

Conteúdo da Notícia

Desembargadores do TRT da 15ª estão entre as
personalidades que participarão da solenidade de abertura

Começa hoje em Belo Horizonte o IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho. A solenidade de abertura terá início às 19h45, no Teatro Sesiminas, na capital mineira. O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, será uma das autoridades presentes ao evento. Também comparecerão os desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, vice-presidente judicial da Corte e presidente da Comissão de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho da 15ª, e Tereza Aparecida Asta Gemignani, integrante da Comissão. Nestas quinta e sexta, 8 e 9, o desembargador Sotero participa, também em Belo Horizonte, de reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), juntamente com o corregedor regional da 15ª, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper.

Logo após a abertura do Encontro, o professor emérito do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP Ulpiano Bezerra de Menezes fará a conferência “Cultura Política e Lugares de Memória”. Ainda hoje será lançado, pelos Correios, um selo comemorativo relacionado ao Encontro – está previsto que o lançamento seja feito pelo próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa. Também serão apresentados os anais da terceira edição do evento, realizada em setembro de 2008 pelo TRT da 6ª Região (PE), em Recife. O II Encontro (outubro, 2007) foi promovido pelo TRT da 15ª, na sede da Corte, em Campinas.

Programa

Em Belo Horizonte, a programação segue até a sexta, 9, em sua maior parte no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Praça da Liberdade, onde está situado o Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas. Um dos pontos altos será a Mesa “Trabalho e Cidadania no Brasil: trajetória e perspectivas”, na manhã da sexta, com exposições do ex-ministro do Trabalho e Previdência Social e ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Arnaldo Süssekind, último remanescente da comissão que elaborou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) original; do ministro Maurício Godinho Delgado, do TST; e da professora Ângela Castro Gomes, pesquisadora sênior do Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A presidente do Fórum Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, Magda Barros Biavaschi, desembargadora aposentada do TRT da 4ª Região (RS), fará a palestra de encerramento, “O Fórum e a preservação da Memória da Justiça do Trabalho – olhares e possibilidades”, já na noite de sexta.

O programa inclui palestras dos professores Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional e Presidente do Conselho Nacional de Arquivo (Conarq), Antônio Torres Montenegro, do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fernando Teixeira da Silva, do Departamento de História da Unicamp, e Marcelo Magalhães Godoy, professor de História Econômica na UFMG.

Também serão promovidas oficinas com os temas História Oral; Ação Educativa em Centros de Memória; Centros de Memória: documentação, pesquisa e memória; Documento Eletrônico – Guarda e preservação; e Preservação de Acervos.

Por Luiz Manoel Guimarães

Unidade Responsável:
Comunicação Social