Começar de Novo: meta do projeto do CNJ é ressocializar ex-detentos
Conselho pôs em seu portal na Internet, à disposição da mídia
e da sociedade em geral, as peças publicitárias da campanha
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está realizando uma campanha institucional destinada a sensibilizar a população para a necessidade de recolocação de ex-detentos no mercado de trabalho e na sociedade em geral. A campanha de utilidade pública será veiculada gratuitamente em emissoras de rádio e televisão, em jornais, revistas e na Internet, incluindo o próprio portal do CNJ (www.cnj.jus.br).
Denominada “Começar de Novo”, a campanha conta a história fictícia de “Marcos”, que foi preso por furto e pagou sua dívida com a sociedade após seis anos na prisão. “Antes de atirar a primeira pedra, é importante saber que ele pagou sua pena, e a única coisa que ele quer é uma segunda chance”, conclama o CNJ, referindo-se ao personagem.
Para o presidente do Conselho, ministro Gilmar Mendes, é preciso “garantir tratamento digno aos presos e a efetiva recuperação dos egressos do sistema carcerário”. Segundo o magistrado, as ações do CNJ, como os mutirões carcerários, têm ajudado a reverter o quadro de “resistente imobilidade e ineficiência crônica” que predomina no sistema carcerário brasileiro.
O ministro denuncia a situação degradante que os mutirões do CNJ têm encontrado nos presídios do Brasil, onde muitas vezes imperam a falta de higiene, os maus-tratos e a corrupção de agentes públicos, fatores que favorecem a ocorrência de rebeliões e o aumento da violência. Os mutirões carcerários já libertaram, em 17 estados brasileiros, mais de 12 mil presos que já tinham direito à liberdade.
As peças publicitárias do projeto Começar de Novo – cartazes, anúncios para jornais e revistas, comerciais para rádio e TV e banners para sites – podem ser acessadas aqui. (Com informações do CNJ)
Por Luiz Manoel Guimarães
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