Des. Adilson Bassalho Pereira receberá homenagem póstuma no FT de Marília
Será realizada nesta sexta-feira ( 4/9) a solenidade de descerramento da placa em homenagem póstuma ao desembargador Adilson Bassalho Pereira, cujo nome volta a ser atribuído ao Fórum Trabalhista de Marília. Entre as personalidades que confirmaram presença no evento estão o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, o desembargador Edmundo Fraga Lopes, presidente da 2ª Turma da Corte, e as magistradas titulares das duas Varas do Trabalho (VTs) no município, Keila Nogueira Silva (2ª VT), que também dirige o Fórum, e Mônica Aiex, da 1ª Vara. A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) será representada pelo juiz José Roberto Dantas Oliva, diretor do Fórum Trabalhista e da 1ª VT de Presidente Prudente.
O desembargador Adilson Bassalho Pereira, que presidiu Tribunal da 15ª no biênio 1992/1994, faleceu em 2 de julho do ano passado. Era mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente de Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJs) – as atuais Varas do Trabalho – em Santos, Mauá, Fernandópolis e São Paulo, no período entre 1978 e 1986.
Instalou 30 JCJs na 15ª, além de ampliar e reformar o edifício-sede do Tribunal. Destaca-se também em sua gestão a criação do Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, o único do gênero em todo o País. O magistrado foi ainda o primeiro diretor da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV).
Aposentando-se em 12 de agosto de 1997, passou a se dedicar à advocacia, além de atuar como professor de Direito do Trabalho e conferencista. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, recebeu, entre outras homenagens, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho e o título de Cidadão Campineiro. Integrou bancas examinadoras em concursos para a Magistratura em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Por José Francisco Turco
- 15 visualizações