Des. Lazarim é eleito para o Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Conteúdo da Notícia

Vice-presidente administrativo do TRT da 15ª será o suplente
do presidente da Corte, desembargador federal do trabalho
Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, como
representante do Sudeste no CSJT

O vice-presidente administrativo do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Antonio Lazarim, integrará o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), na condição de membro suplente. Por força do artigo 2º, parágrafo 5º, do Regimento Interno daquele órgão, ele será o substituto do presidente do TRT, desembargador federal do trabalho Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, como representante da Região Sudeste no Conselho.

Paulista de Araraquara, o desembargador Lazarim se formou pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) em 1974, na primeira turma do curso de Direito da Universidade. Dois anos mais tarde, especializou-se em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. É em Piracicaba, aliás, que o desembargador está radicado desde 1968.

Após militar por mais de 20 anos – os 10 últimos como advogado – em diversas áreas do setor privado envolvendo relações trabalhistas, ingressou na Magistratura do Trabalho em 28 de janeiro de 1985, como juiz substituto da 2ª Região (a 15ª só seria criada e instalada no ano seguinte). Depois de exatos três anos como substituto, tomou posse como juiz presidente da então 1ª Junta de conciliação e Julgamento (JCJ) de Sorocaba. Presidiu a 2ª JCJ de Piracicaba de dezembro de 1989 a agosto de 1998, quando foi promovido a titular do TRT da 15ª. Além de vice-presidente administrativo do Regional, preside a Comissão de Informática da Corte.

Em fevereiro de 2004 foi convocado para o TST, onde atuou, na 4ª Turma, até junho de 2005.

O Conselho

O CSJT é composto por 11 conselheiros titulares. Além dos três dirigentes do Tribunal Superior do Trabalho – presidente, vice-presidente e corregedor-geral –, membros natos do Conselho, e de outros três ministros do TST, eleitos pelo Pleno da Corte, integra o colegiado um representante de cada uma das cinco regiões geográficas do País – são cinco presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho, escolhidos pelo Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor). Atualmente, como o vice-presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, faz parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, na condição de ministro mais antigo da mais alta corte trabalhista brasileira, excetuados os que já são membros do CSJT, substitui o colega Dalazen neste colegiado, conforme dispõe o artigo 2º, parágrafo 7º, do Regimento Interno do Conselho.

Por Luiz Manoel Guimarães

Unidade Responsável:
Comunicação Social