Desembargadora Tereza Asta é eleita diretora do Fórum de Preservação da Memória da JT

Conteúdo da Notícia

No IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, encerrado nesta sexta-feira, 9 de outubro, em Belo Horizonte, foi eleita e empossada a nova diretoria do Fórum Amplo Nacional Permanente em Defesa da Preservação Documental da Justiça do Trabalho. A presidente da 1ª Turma do TRT da 15ª Região, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, foi eleita diretora regional da entidade. Na presidência permanece a desembargadora aposentada da 4ª Região (RS) Magda Barros Biavaschi. A vice é a juíza Maria Cristina Diniz Caixeta, titular da 7ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.

O Encontro foi aberto na noite da quarta-feira, 7, no Teatro Sesiminas, na capital mineira, com a presença, entre outras autoridades, do presidente do TRT da 15ª, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva; do vice-presidente judicial do Tribunal, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que preside a Comissão de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho da 15ª; e da desembargadora Tereza, que integra a Comissão. Ainda na noite de abertura, foi lançado pelos Correios um selo comemorativo relacionado ao Encontro, e houve a apresentação dos anais da terceira edição do evento, realizada em setembro de 2008 pelo TRT da 6ª Região (PE), em Recife. O II Encontro (outubro, 2007) foi promovido pelo TRT da 15ª, na sede da Corte, em Campinas.

Já na manhã da quinta, 8, o professor emérito do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP Ulpiano Bezerra de Menezes proferiu a conferência inicial, com o tema “Cultura Política e Lugares de Memória”. Os trabalhos dessa manhã também incluíram uma palestra do historiador Fernando Teixeira da Silva, professor da Unicamp, que fez um resgate da história da Justiça do Trabalho do País.

A maior parte da programação em Belo Horizonte ocorreu no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Praça da Liberdade. Um dos pontos altos foi a Mesa “Trabalho e Cidadania no Brasil: trajetória e perspectivas”, na sexta, 9, com exposições do ministro Maurício Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho; e dos professores Ângela Castro Gomes, pesquisadora sênior do Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, Antônio Torres Montenegro, do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Marcelo Magalhães Godoy, que leciona História Econômica na UFMG.. Também foram promovidas oficinas com os temas História Oral; Ação Educativa em Centros de Memória; Centros de Memória: Documentação, Pesquisa e Memória; Documento Eletrônico – Guarda e Preservação; e Preservação de Acervos.

O Encontro contou com o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e da Caixa Econômica Federal e com o apoio institucional do governo mineiro, da Federação das Indústrias de Minas Gerais, da Associação dos Servidores do TRT da 3ª Região e do próprio Fórum Amplo Nacional Permanente em Defesa da Preservação Documental da Justiça do Trabalho.

Por Luiz Manoel Guimarães

Unidade Responsável:
Comunicação Social