Estudantes da Metrocamp abrem visitações ao TRT em 2009
Quinze estudantes de Direito da Metrocamp (Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas), que estão cursando o 5ª e o 7ª períodos, visitaram ontem (11/3) a sede e o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT da 15ª Região. O grupo veio acompanhado do professor Moysés André Bittar, que já havia trazido alunos daquela instituição ao Tribunal em três oportunidades.
Recepcionados por servidores da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa, os visitantes foram presenteados com material informativo sobre a composição, organização e funcionamento do Tribunal. Em seguida, no Plenário Ministro Coqueijo Costa, receberam as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior. No mesmo local, assistiram a um vídeo institucional sobre a estrutura da Justiça do Trabalho da 15ª Região - produzido pelo Serviço de Comunicação Social - e a uma palestra ministrada pelo subsecretário do Tribunal Pleno, Márcio das Virgens Caiado, sobre as atribuições do órgão e das seções especializadas.
Na seqüência, presenciaram uma sessão da Seção de Dissídios Coletivos (SDC), presidida regimentalmente pelo desembargador federal do trabalho Luiz Antonio Lazarim, que também é vice-presidente administrativo da Corte. A SDC tem a competência, principalmente, para conciliar e julgar os dissídios coletivos e estender ou rever as sentenças normativas. Ao final da sessão, o desembargador Lazarim explicou aos estudantes algumas particularidades envolvidas nos julgamentos e no dia-a-dia dessa especializada.
Após uma pausa para o café, os vistantes conheceram as dependências da Ematra e da Biblioteca, que é vinculada à Escola da Magistratura. Já no 15º andar, o secretario-geral Nivaldo Dóro mostrou aos visitantes a estrutura ligada ao Gabinete da Presidência e à Secretaria Geral. Também apresentou os alunos ao juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, e ao magistrado auxilar da Vice-Presidência Administrativa, Claudinei Sapata Marques.
A visita foi concluída no Centro de Memória, situado no edifício que agora abriga a sede administrativa do TRT. Nesse prédio, funcionaram, até o final do ano passado, as varas trabalhistas de Campinas. Ali, além do acervo variado, os estudantes puderam conferir a exposição permanente “A mulher no mundo do trabalho”, recentemente inaugurada. Antes do término da visita, o servidor Mário Frigéri, que compõe a equipe do CMAC, autografou vários exemplares de seu livro “Português em Decassílabos”, trazidos pelos futuros bacharéis e pelo professor Moysés.
Por José Francisco Turco
- 3 visualizações