Estudantes da Metrocamp e FADITU acompanham última sessão em Plenário que será desativado

Conteúdo da Notícia

Cerca de 40 estudantes das Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (Metrocamp) e da Faculdade de Direito de Itu (FADITU) participaram nesta quarta-feira (25/11) de uma visita à sede do Tribunal e ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do Regional, promovida pela Escola Judicial do TRT. Os alunos da Metrocamp estavam acompanhados do professor Moysés André Bittar, enquanto os da FADITU vieram com os professores Romeu Bicalho e Luis Mauricio Chierighini.

O evento teve início no Plenário do TRT, no 1° andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, onde os estudantes, recepcionados por servidores da Escola Judicial, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal, receberam material informativo sobre a composição, organização e funcionamento da 15ª. Após receber as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, eles assistiram ao vídeo institucional produzido pelo Serviço de Comunicação Social.

Em seguida, proferindo uma breve palestra, Nivaldo agradeceu a visita e enfatizou que o TRT da 15ª é um dos tribunais mais respeitados no cenário jurídico nacional, incluindo todos os ramos do Judiciário. Ele destacou que o TRT é a segunda Corte Trabalhista em volume processual e a primeira em produtividade. Lembrou ainda que os alunos testemunhavam um momento histórico, pois a sessão que acompanhariam na sequência seria a última realizada naquele espaço, uma vez que, na próxima segunda, 30 de novembro, será inaugurado o novo Plenário, mais amplo e moderno, também no 1º andar.

Antes do início da sessão da Seção de Dissídios Coletivos (SDI) 2, os alunos assistiram a uma exposição do vice-presidente judicial do TRT, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que preside esse colegiado especializado. O magistrado agradeceu a presença dos alunos dizendo que o Tribunal fica sempre contente com a visita dos futuros bacharéis em Direito. Zanella deu uma série de explicações sobre o funcionamento da SDI-2, que julga basicamente as ações rescisórias.

O magistrado enfatizou que o funcionamento da Justiça ainda é muito pouco conhecido pela sociedade e atividades que incluam o intercâmbio com a comunidade – especialmente com os profissionais que atuarão no campo jurídico – proporcionam uma melhor compreensão do alcance e da qualidade do trabalho desenvolvido pela 15ª. O vice-presidente judicial concluiu qualificando como de fundamental importância para os alunos esse tipo de contato.

Após um intervalo para o café, os estudantes subiram até o 15° andar, para conhecer a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência e do gabinete do presidente, além do Salão Nobre. Eles foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, e pelo secretário-geral, que representavam o presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. Na ocasião, Sotero estava em Brasília, acompanhando no Legislativo Federal a votação, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 4.355 de 2008, que cria 230 cargos para o quadro de servidores do TRT – o PL foi aprovado por unanimidade na CFT e seguiu para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara. O desembargador também participou na capital federal de reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).

O juiz Edson reforçou que é sempre um prazer para o Tribunal receber os estudantes, "nossos futuros colegas das carreiras jurídicas, sempre torcendo para que muitos de vocês venham para a nossa área trabalhista". Para Pelegrini, nada é melhor do que conhecer mais de perto a área em que se pretende atuar. "Um abraço e boa sorte a todos", exclamou.

As atividades foram concluídas com a visita ao CMAC, situado no edifício que abriga a Sede Administrativa do TRT. O Centro de Memória oferece à comunidade científica e à sociedade em geral um serviço de organização, preservação e acesso à memória da Corte e do Judiciário Trabalhista nacional.

Por José Francisco Turco

Unidade Responsável:
Comunicação Social