Fórum Trabalhista de Americana reabre na quarta-feira em novas instalações
O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, inaugurou nesta sexta-feira (20/2) as novas instalações do Fórum Trabalhista de Americana, uma das unidades de maior movimento processual da 15ª. Com 1.440 metros quadrados, 35% mais ampla que a anterior, a nova sede do Judiciário Trabalhista local passa a funcionar, a partir da próxima quarta-feira (25/2), no 3º andar de um edifício moderno, recentemente construído, o que permitirá atender com mais conforto os cerca de 250 mil habitantes de Americana e Nova Odessa, as duas cidades que compõem a jurisdição do Fórum. O prédio é dotado de dois elevadores, garantindo, assim, o acesso desimpedido de portadores de necessidades especiais a todas as dependências da unidade.
Entre outras autoridades regionais e locais, a cerimônia de inauguração contou com a presença dos vice-presidentes administrativo e judicial do Tribunal, desembargadores Luiz Antonio Lazarim e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella; do prefeito de Americana, Diego De Nadai; e do presidente da Câmara de Vereadores, Cauê Macris. Também compareceram o juiz auxiliar da Presidência do TRT, Edison Pelegrini; os juízes Flavio Landi, titular da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Americana e vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), e Olga Regiane Pilégis, titular da 2ª VT e diretora do Fórum Trabalhista local; o diretor do Fórum da Comarca de Americana, juiz André Carlos de Oliveira; e o presidente da subseção de Americana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Guilherme Martins Malufe, além de secretários municipais, vereadores, advogados e servidores.
Em seu discurso, o presidente da OAB elogiou o empenho do TRT em atender a antiga reivindicação dos advogados por um espaço mais adequado para a Justiça Trabalhista na cidade. Ele aproveitou, no entanto, a oportunidade para solicitar ao presidente da Corte a criação de uma terceira VT em Americana, tendo em vista o crescente aumento das ações trabalhistas no município, importante pólo da indústria têxtil nacional. Segundo o Serviço de Estatística e Informações do TRT, somente nos dois últimos anos as duas Varas do Trabalho da cidade receberam 8.156 processos, média superior a dois mil por ano para cada uma.
A juíza Olga Regiane Pilégis também comemorou o que considera “um marco na história da cidade”. A diretora do Fórum Trabalhista elogiou a dedicação dos servidores e o apoio recebido da Prefeitura, que atendeu às suas solicitações de instalação de placas de sinalização e de demarcação de novas vagas para estacionamento próximas ao Fórum. A magistrada também fez coro com o presidente da OAB local para demandar a criação de mais uma vara em Americana.
O ponto alto da solenidade foi o discurso do desembargador federal do trabalho aposentado Wagner Giglio, primeiro presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Americana, criada no início dos anos 60, cujo nome foi atribuído, anos mais tarde, ao Fórum Trabalhista municipal. Professor aposentado da Universidade de São Paulo, Giglio encantou o público ao lembrar alguns episódios pitorescos dos primeiros anos de existência da unidade judicial.
Encerrando a solenidade, o desembargador Sotero ressaltou os benefícios do novo espaço, alugado com recursos da União, mas lamentou que a Justiça do Trabalho local ainda não possa contar com um prédio próprio. Referindo-se a recente pesquisa conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que avaliou a atuação do Poder Judiciário, o magistrado ressaltou que a Justiça do Trabalho é hoje a mais bem avaliada dentre os órgãos deste Poder e que a 15ª Região se destaca como a de maior produtividade, apesar de ser a segunda em movimento processual e do déficit histórico de magistrados e servidores. “Tal resultado só pode ser devido à alta competência e à dedicação de nossos quadros. Não há outra resposta”, sentenciou o presidente do TRT.
A cerimônia foi concluída com um coquetel oferecido pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
Conforto e segurança
A nova sede da Justiça Trabalhista de Americana fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 3.000, no Distrito Industrial Werner, próximo à Rodovia Luiz de Queiroz, que liga Americana a Piracicaba.. Conta com duas salas de audiência, dois gabinetes para juízes e mais duas salas para seus assistentes, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e sala da OAB. O arquivo da unidade foi instalado no andar térreo do prédio, onde funcionarão também os postos de atendimento da Caixa e do Banco do Brasil. Por integrar um condomínio industrial, o Fórum, que dispõe de 23 vagas no estacionamento do prédio, oferece também maior segurança para juízes, servidores, advogados e para o público em geral.
- 22 visualizações